Blog da Casa
08 de janeiro de 2020, às 18h48min
 
“A Tragédia Mais Insignificante do Mundo” é a obra de estreia do Teatro das Cabras. Com direção de Heloísa Sousa e dramaturgia de Fernanda Cunha a peça traz a história de uma perita criminal que tenta desvendar o assassinato de três cabras. Em três atos, a personagem principal realiza uma dissecação teatral sobre o que motivou esse crime, mostrando o despertar da violência. O grupo se apresenta neste sábado (11), às 20h. Os ingressos estão disponíveis no site www.sympla.com.br/casadaribeira, pelo WhatsApp 84 98704 0265 e na bilheteria da Casa da Ribeira, de segunda à sexta, das 14h às 17h.

O TEATRO DAS CABRAS é um projeto sediado em Natal e idealizado para criar artisticamente, prioritariamente com mulheres que insistem/resistem/residem no Nordeste do Brasil. Com o desejo de criar um teatro alucinado, explorando seus limites estéticos e cruzando experimentações em diferentes linguagens artísticas. o Teatro das Cabras propõe uma cena contemporânea pensada por mulheres, a partir de obras que evidenciam e discutem a realidade, tensionada por uma dramaturgia de sobreposições, uma profusão de vozes e forte elaboração imagética.

Serviço
A Tragédia Mais Insignificante do Mundo - Teatro das Cabras
Data:11.01 (Sábado)
Horário: 20h
Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira | WhatsApp (84) 9 8704 0265 | Bilheteria da Casa (Seg à sex das 14h às 17h)Valor: R$ 40
Informações:84 98704 0265

 

 

 
(0) Comentário(s)
 
Teatro
08 de janeiro de 2020, às 18h41min
 
Que tal curtir essas férias com teatro e dança? Vem pra Casa da Ribeira que o mês de janeiro está com uma programação fantástica para vocês.

No sábado (11), o grupo Teatro das Cabras apresenta o espetáculo “A tragédia mais insignificante do Mundo”. Com direção de Heloísa Sousa e dramaturgia de Fernanda Cunha a obra traz a história de uma perita criminal que tenta desvendar o assassinato de três cabras. Em três atos, a personagem principal realiza uma dissecação teatral sobre o que motivou esse crime, mostrando o despertar da violência. O grupo se apresenta às 20h e os ingressos estão disponíveis no sympla.com.br/casadaribeira.

O premiado Grupo Carmin apresenta “JACY” no domingo (19), às 18h. Premiada e apresentada mais de 200 vezes nos ultimos 6 anos, a peça "Jacy" revela todo um processo de investigação e convida a plateia a acompanhar a vida extraordinária de uma mulher aparentemente comum, que atravessou a 2ª Guerra mundial, a ditadura no Brasil, esteve no centro de um importante conflito da política no RN, viveu um amor estrangeiro e terminou seus dias abandonada.

O músico Phill Veras desembarca em Natal/RN para apresentar seu mais recente álbum "Alma" na Casa da Ribeira, na sexta-feira (24), às 19h. O jovem maranhense, Phill Veras, vem se destacando como um dos principais artistas da nova geração responsável pela produção musical nacional. Com um show intimista no estilo Voz e Violão, emocionando a todos que apreciam música, Phill faz um passeio por suas canções mais pedidas da carreira além dos recentes sucessos do disco ALMA.

Uma ida ao Teatro pode guardar muitas surpresas. Um encontro inesperado pode se transformar em amor à primeira vista. Esse é o mote do espetáculo “Canudo se apaixona”, do ator e diretor George Holanda, que terá duas sessões: sábado (25), às 19h e no domingo (26), às 18h. Na peça, o jogo de sedução de Canudo se torna mais complicado, pois ele terá que superar suas próprias trapalhadas e utilizar de meios inesperados para conquistar seu novo amor. E o que parecia ser uma noite comum, passa a ser uma noite especial, de amor pelo outro, pelo público, pelo teatro.

Encerrando a programação de janeiro o grupo pernambucano Acupe traz para a Casa da Ribeira o espetáculo “Tijolos de Esquecimento”, na sexta-feira (31) e no sábado (01.02), as duas sessões às 20h. Tijolos de Esquecimento é uma imersão no imaginário urbano, a partir da obra do escritor italiano Ítalo Calvino – Cidades Invisíveis – onde a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana. A memória, as identificações, as disputas, as ruas, becos, esquinas, o afeto, o abandono, a transgressão, as contradições, estão neste trânsito congestionado, desordenado, pertencente ao espaço urbano.

Os ingressos para todos os espetáculos estão disponíveis no site www.sympla.com.br/casadaribeira, pelo WhatsApp 84 98704 0265 e na bilheteria da Casa da Ribeira, de segunda à sexta, das 14h às 17h. Vem passar o verão com a gente! ;)

 

 
(0) Comentário(s)
 
26 de novembro de 2019, às 17h25min
 

Sem patrocínio e apostando no público, a Casa da Ribeira promove entre os dias 26 e 29 de dezembro a segunda edição do Festival de Artes Cênicas da Casa da Ribeira. O tema escolhido, “ano passado morri mas esse ano não morro”, faz referência à perseguição que os artistas têm sofrido, sobretudo os do teatro, em 2019. Peças premiadas e consagradas como “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin, “Abrazo” do Clowns de Shakespeare e “Mulher Monstro”, da S.E.M. Cia. de Teatro estão na programação, que ainda contará com bate-papos com grupos que sofreram censura e sobre a resistência de grupos de teatro que estão na ativa há mais de 10 anos.

 

De acordo com o diretor da Casa da Ribeira, Henrique Fontes, o FICA Natal é um projeto de 2013, porém somente em 2018 conseguiu realizar uma edição com patrocínio. “Desde o fim da edição do ano passado, tentamos captar recursos via leis de incentivo e editais abertos local e nacionalmente. Infelizmente não conseguimos. Íamos passar esse ano de 2019 sem fazer o festival como aconteceu com vários festivais brasileiros”, conta.

 

 

Sem romantizar os esforços e resistindo aos ataques contra a arte, a direção da Casa propôs a 6 grupos de Natal e um de Brasília fazer o Festival no risco da bilheteria e todos toparam. “O grande patrocinador do FICA NATAL 2019 é o público”, destaca Henrique. O festival acontece entre as datas do Natal e Ano Novo, período de intenso fluxo turístico em Natal, mas com poucas atrações no âmbito das artes cênicas. “Procuramos a Emprotur RN, na pessoa do seu presidente Bruno Reis e da sub-gerente de Articulação Regional, Bethise Cabral, que prontamente nos atenderam e estão apoiando o Festival com divulgação e mídia para que turistas possam vir até a Ribeira”.

 

 

Natal na Ribeira Independente

 

 

A articulação para o Festival acabou mobilizado artistas e produtores da Ribeira. O bairro histórico que ficou de fora da programação do Natal em Natal, receberá o “Natal na Ribeira Independente”. De acordo com Henrique Fontes, além da Casa da Ribeira, o espaço A3, Gira Dança, Ateliê e IFRN Rocas estão no projeto. “Quem gosta de teatro e arte vem pra Ribeira nesse mês de dezembro. No dia 01 já tem o espetáculo “Canudo se Apaixona” na Casa, iniciando o que chamamos de Pré-FICA, uma espécie de aquecimento do FICA e vai até dia 20.12 quando realizaremos o Festival de Cenas Curtas”. Este ainda com inscrições abertas até 30.11 para cenas com até 20 minutos.

 

 

Dentro do Natal na Ribeira Independente, os alunos do curso de Gestão Desportiva e do Lazer do IFRN promovem o “Passa na Praça”, na tarde do dia 06/12, na Praça Irmã Vitória. A programação conta com atrações musicais e de dança, recital de poesia, exposição fotográfica e espaço para crianças com jogos e brincadeiras.

 

 

Nos dias 06 e 07/12 às 18h no Espaço Gira Dança (rua Frei Miguelinho, 100) acontece o monólogo “Quando eu não mais existir” de Hyago Pinheiro.

 

 

Dias 08 e 09/12 às 17h e 16h, respectivamente, no Espaço A3 (rua Frei Miguelinho, 99) acontece a peça de dança contemporânea “Pelo Pescoço” com Ana Claudia Viana e direção de Daniel Torres. O espetáculo foi contemplado na Seleção Pública nº 029/2019 da Prefeitura do Natal, através da Secult/Funcarte.

 

 

Dias 13 e 14/12 às 20h, dentro da programação do Pré-FICA, na Casa da Ribeira, acontece a peça: “A Tragédia Mais Insignificante do Mundo” do Coletivo Teatro das Cabras.

 

 

E dia 20/12 às 20h o Pré-FICA tem seu último evento de aquecimento. Trata-se da 5a Edição do Festival de Cenas Curtas quando 4 cenas curtas de até 20 minutos serão apresentadas num clima descontraído onde bebida e comida são vendidos e consumidos dentro da sala de teatro da Casa.

 

 

E, finalmente, entre os dias 26 e 29/12 acontece a programação do FICA Natal. Confira as atrações:

 

 

PROGRAMAÇÃO FICA NATAL 2019

 

“Ano passado morri mas esse ano não morro”.

 

 

26/12 - QUINTA-FEIRA

 

 

A Invenção do Nordeste – Grupo Carmin

 

 

Sinopse: Um diretor é encarregado de durante 7 semanas preparar dois atores nordestinos para o teste final de um personagem nordestino. Peça mais premiada do Brasil em 2019. Venceu, entre outros, prêmio Shell de dramaturgia e Cesgranrio de melhor espetáculo.

 

 

Local: Casa da Ribeira

 

Horário: 19h

 

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

 

 

 

27/12 - SEXTA-FEIRA

 

 

Papo-Fica: "Censura Nunca"

 

 

Bate-papo com grupos que sofreram perseguição e censura no Brasil de 2019

 

 

Local: Casa da Ribeira

 

Horário: 15h às 17h

 

Entrada Gratuita

 

 

*A ida ao Teatro* – Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias

 

 

Sinopse: Uma divertida e ácida comédia de Karl Valentim sobre a ida de um casal ao teatro, antes mesmo de saírem de casa. Peça marca a trajetória de 20 anos do Grupo Facetas.

 

 

Local: Casa da Ribeira

 

Horário: 19h

 

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

 

 

Mulheres Invisíveis – Grupo Estandarte de Teatro

 

 

Sinopse: Baseada no fato real de Feminicídio ocorrido na cidade de Itajá, RN, onde 5 mulheres foram mortas dentro de casa e pouco se falou sobre isso pelo fato de alegarem que eram prostitutas. Texto de César Ferrário e direção de Lenilton Teixeira.

 

 

Local: Casa da Ribeira

 

Horário: 20h30

 

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

 

 

28/12 - SÁBADO

 

 

Papo-Fica: Grupos que continuam

 

 

Bate-papo com grupos que continuam atuando há mais de 10 anos.

 

 

Local: Casa da Ribeira

 

Horário: 15h às 17h

 

Entrada Gratuita

 

 

Provisório – Grupo Interferências de Teatro

 

 

Sinopse:

 

 

Local: Casa da Ribeira

 

Horário: 19h

 

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

 

 

A Mulher Monstro – S.E.M. Companhia de Teatro

 

 

Sinopse: Com críticas ao bolsonarismo, a peça aborda uma burguesa, falsa evangélica, que, enjaulada na própria visão intolerante da sociedade, expõe falas reais da internet e de figuras públicas.

 

 

Local: Casa da Ribeira

 

Horário: 20h30

 

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

 

 

Festa: Ano Passado morri, mas esse ano não morro

 

 

Atrações: Yayá (discotecagem com Pedro Fiuza e Victor Bezerra); Dudu Galvão e banda e Grupo Samba Vai.

 

 

Local: Casa da Ribeira

 

Horário: 21h30 até ...

 

 

 

29/12 – DOMINGO

 

 

Abrazo – Clowns de Shakespeare

 

 

Sinopse: Abrazo conta a história de um menino que vive em um país onde não é permitido às pessoas se abraçarem ou demonstrarem qualquer afeto. Nesse contexto, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e também afeto e liberdade.

 

 

Local: Casa da Ribeira

 

Horário: 16h

 

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

 

 

A Terra é plana! E agora? - Observatório CIA Teatral

 

 

Sinopse: O rabugento palhaço Doutor Terremoto dá um seminário sobre terraplanismo a mando do governo.

 

 

Local: Casa da Ribeira

 

Horário: 19h

 

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira

 

 
(0) Comentário(s)
 
Teatro
22 de novembro de 2019, às 12h02min
 
Abrindo a programação do "Natal na Ribeira", o ator e diretor George Holanda apresenta "Canudo se apaixona" na Casa da Ribeira. O espetáculo acontece no dia 01 de dezembro, às 18h. Ingressos disponíveis no sympla.com.br/casadaribeira, no WhatsApp da Casa 98704 0265, ou na bilheteria da Casa (seg à sex das 14h às 17h).


Sinopse

Uma ida ao Teatro pode guardar muitas surpresas. Um encontro inesperado pode se transformar em amor à primeira vista. No caso do palhaço Canudo, o jogo de sedução se torna mais complicado, pois ele terá que superar suas próprias trapalhadas e utilizar de meios inesperados para conquistar seu novo amor.E o que parecia ser uma noite comum, passa a ser uma noite especial, de amor pelo outro, pelo público, pelo teatro.

Fruto de uma pesquisa de muitos anos na palhaçaria, “Canudo se apaixona” é o primeiro espetáculo solo do ator e diretor George Holanda, que ao longo de sua trajetória já participou de diversos grupos de teatro em Natal/RN.

 

Serviço

Canudo se apaixona

Local: Casa da Ribeira

Data: 01/12, às 17h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira | WhatsApp da Casa 98704 0265 | Bilheteria da Casa (seg à sex das 14h às 17h)

Valor: R$ 40 (Inteira) R$ 20 (Meia/Clube Amigo da Casa)

 

 
(0) Comentário(s)
 
Teatro
22 de novembro de 2019, às 11h20min
 
Atendendo a pedidos, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare traz novamente para a Casa da Ribeira o espetáculo ABRAZO, inspirado na obra "O Livro dos Abraços" de Eduardo Galeano. A apresentação acontece no próximo domingo (24), às 17h. Os ingressos já estão disponíveis no sympla.com.br/casadaribeira, na bilheteria da Casa ou pelo WhatsApp 84 98704 0265.
O espetáculo não verbal é voltado para o público infanto-juvenil e foi censurado pela Caixa em setembro deste ano. A montagem, que tem direção de Marco França e roteiro de César Ferrario, conta a história de um menino que vive em um país onde não é permitido às pessoas se abraçarem ou demonstrarem qualquer afeto. Nesse contexto, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e também afeto e liberdade.
No elenco, os atores Camille Carvalho, Dudu Galvão e Paula Queiroz se revezam entre os vários personagens da fábula: um rapaz, uma florista, um soldado, um índio, uma avó, um general e um menino, o único capaz de encontrar brechas de humanidade entre tantos imperativos vigentes.
O espetáculo conta com uma trilha sonora especialmente composta para a cena e com o vídeo de animação para narrar a aventutura. A produção faz parte da Trilogia Latino Americana dos Clowns, que conta ainda com os espetáculos “Nuestra Senhora de Las Nuvens” e “Dois amores y um bicho”. 

SERVIÇO
ABRAZO – Clowns de Shakespeare
Local: Casa da Ribeira Data: 24/11 às 17h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira | WhatsApp: 987040265 | Bilheteria da Casa (De seg à sex, das 14h às 17h)
Valor: R$ 30 (Inteira) R$ 15 (Meia/Clube Amigo da Casa)

Informações: 84 98704 0265

Observação: A venda de ingressos do espetáculo "ABRAZO" do grupo Clowns de Shakespeare no dia 24/11 respeitará a Lei 12.933 de meia entrada, do direito assegurado com documento comprobatório que contempla idosos, estudantes, pessoas com deficiência, professores e doadores regulares de sangue.
 
(0) Comentário(s)
 
Teatro
19 de novembro de 2019, às 19h34min
 
Estão abertas as inscrições para o 5° Festival de Cenas Curtas Natal. Promovido pela Casa da Ribeira, o "Cenas Curtas Natal" será realizado sexta, 20 de dezembro de 2019 na Casa da Ribeira.

Serão selecionadas até 4 cenas a partir de uma inscrição prévia feita exclusivamente via formulário online. Basta clicar no link https://forms.gle/FnBi6s9KcGtR55X27, preencher e enviar até o dia 30.11.

Para compor a programação dessa noite, a comissão organizadora recebe inscrições de cenas cômicas, trágicas, documentais ou puramente ficcionais, com falas ou não, com no mínimo 10 e no máximo 20 minutos, até às 23h59 do dia 30 de novembro de 2019.

Uma vez que o 5° Festival acontece sem qualquer patrocínio, os selecionados receberão 50% da bilheteria arrecadada na noite do Festival. Cada grupo poderá levar até 30 ingressos para venda antecipada, ao valor de R$40,00 (inteira) e R$20,00 (meia). Cada artista ou grupo pode inscrever quantas cenas quiser.
 
(0) Comentário(s)
 
11 de novembro de 2019, às 19h45min
 
A Casa da Ribeira recebe a Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão/CDTAM, com o espetáculo RIO COR DE ROSA, neste sábado (16), às 19h. O espetáculo propõe uma investigação para refletir sobre a questão do sonho que emerge a partir do encontro entre as correntes psicológicas e neurológicas. Ingressos disponíveis no sympla.com.br/casadaribeira ou pelo WhatsApp 98704 0265.
O sonho tem para Freud, a função de extravasar desejos reprimidos no inconsciente, através da mistura de reminiscência do que foi experimentado conscientemente, fragmentos de memórias, e daquilo que foi recalcado, criando uma linguagem cifrada simbólica , onde nada é exatamente o que parece , onde tudo está atrelado , remetendo a um outro significado obscuro e misterioso.

Os desejos recalcados não se revelam diretamente, são mediados por uma construção simbólica. Tudo ao contrário ou distorcido como um espelho. Não um espelho que revela a face, o que está fora, mas o que está dentro e que não pode ser visto diretamente. O proibido, o recalcado – essa é a matéria do sonho por excelência.

Serviço

Rio cor de rosa - Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão
Local: Casa da Ribeira
Data: 16/11 às 19h
Vendas: www.sympla.com.br/casadaribeira | WhatsApp 98704 0265 | Bilheteria da Casa da Ribeira (Seg à sex das 14h às 17h)
Valor: R$ 40 (Inteira) R$ 20 (Meia/Clube Amigo da Casa/Antecipado)

 
(0) Comentário(s)
 
11 de novembro de 2019, às 14h58min
 
No dia do seu aniversário de 26 anos, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare traz para a Casa da Ribeira o espetáculo ABRAZO, inspirado na obra "O Livro dos Abraços" de Eduardo Galeano. A apresentação acontece no próximo domingo (17), às 17h. Os ingressos já estão disponíveis no sympla.com.br/casadaribeira, na bilheteria da Casa ou pelo WhatsApp 84 98704 0265. O espetáculo não verbal é voltado para o público infanto-juvenil e foi censurado pela Caixa em setembro deste ano. Essa é a primeira apresentação de ABRAZO em Natal/RN após o episódio.

A montagem, que tem direção de Marco França e roteiro de César Ferrario, conta a história de um menino que vive em um país onde não é permitido às pessoas se abraçarem ou demonstrarem qualquer afeto. Nesse contexto, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e também afeto e liberdade. No elenco, os atores Camille Carvalho, Dudu Galvão e Paula Queiroz se revezam entre os vários personagens da fábula: um rapaz, uma florista, um soldado, um índio, uma avó, um general e um menino, o único capaz de encontrar brechas de humanidade entre tantos imperativos vigentes.

O espetáculo conta com uma trilha sonora especialmente composta para a cena e com o vídeo de animação para narrar a aventutura. A produção faz parte da Trilogia Latino Americana dos Clowns, que conta ainda com os espetáculos “Nuestra Senhora de Las Nuvens” e “Dois amores y um bicho”.

 

SERVIÇO

 

ABRAZO – Clowns de Shakespeare

Local: Casa da Ribeira

Data: 17/11 às 17h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira | WhatsApp: 987040265 | Bilheteria da Casa (De seg à sex, das 14h às 17h)

Valor: R$ 30 (Inteira) R$ 15 (Meia/Clube Amigo da Casa)

Informações: 84 98704 0265

Observação:
A venda de ingressos para o espetáculo "Abrazo" do grupo Clowns de Shakespeare respeitará a Lei 12.933 de meia-entrada, do direito assegurado com documento comprobatório que contempla idosos, estudantes, pessoas com deficiência, professores e doadores regulares de sangue.

 

 
(0) Comentário(s)
 
31 de outubro de 2019, às 17h51min
 
A nova música pernambucana em voz, violão, poesias & músicas, neste Domingo 03 de Novembro, às 18h, na Casa da Ribeira, com shows de Tibério Azul e Mazuli. Os ingressos já estão disponíveis com preço único promocional no www.sympla.com.br/casadaribeira.

Tibério Azul possui a estrada repleta de projetos ousados e criativos. Cantor, compositor, músico e poeta, é reconhecido pela verve poética - seja numa interpretação, letra ou melodia. Tibério prepara o lançamento do terceiro disco intitulado “Pelo que vale a pena morrer”. 


Thiago Mazuli vocalista e fundador do projeto Mazuli iniciou sua carreira tocando por várias casas de Pernambuco suas musicas autorais e, em meados de março de 2018, criou a Mazuli, no qual convidou uma banda para acompanhar e integrar o grupo. Neste ano de 2019, Mazuli lançou dois singles com clipes e seu EP ‘’Desafogo’’.



SERVIÇO
Show Tibério Azul e Mazuli
Local: Casa da Ribeira
Data: 03/11 às 18h
Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira | WhatsApp 98704 0265 | Bilheteria da Casa (Seg à Sex, das 14h às 17h)
Valor: R$ 20 (Promocional)

 

 
(0) Comentário(s)
 
31 de outubro de 2019, às 17h30min
 
A Casa da Ribeira recebe neste sábado (02), às 16h, o Sarau Insurgências Poéticas: “Escritas de Resistência: criar para não morrer.” O bate-papo será mediado pela jornalista e escritora Michelle Ferret, com o ator, diretor e dramaturgo potiguar Henrique Fontes e o poeta cearense, vencedor do Livro do Ano do Prêmio Jabuti 2018, Mailson Furtado, que lança seu livro "À cidade" pela primeira vez em Natal. Encerrando o encontro tem o Sarau Insurgências Poéticas e pocket show do sergipano Felipe Nunes.

Serviço
Sarau Insurgências Poéticas: Escritas de Resistência: criar para não morrer
Local: Casa da Ribeira
Data: 02/11 às 16h
Ingressos: R$ 20 (Inteira) R$ 10 (Meia)
Vendas: www.sympla.com.br/casadaribeira | WhatsApp 987040265 | Bilheteria da Casa (Seg à Sex, das 14h às 17h)
Informações: 84 98704 0265

 

 
(0) Comentário(s)
 
Teatro
24 de outubro de 2019, às 20h58min
 
A Casa da Ribeira promove neste domingo (27) o projeto “Domingo Criança na Casa”. Um show de variedades com apresentações circenses do palhaço Piruá, da Tropa Trupe, e contação de histórias com o ator João Vitor e o Príncipe Medroso. Um encontro cheio de bom humor, encantamento e diversão para toda família. Os ingressos estão à venda no www.sympla.com.br/casadaribeira, pelo WhatsApp 84 987040265 ou na bilheteria da Casa da Ribeira.

O projeto também abriu uma campanha de arrecadação online para possibilitar a participação de crianças assistidas por projetos sociais e que moram e estudam nos bairros do entorno da Casa como Santos Reis, Rocas e Comunidade Passo da Pátria. “Nós tentamos patrocínio com diversas empresas para realizar essa ação e infelizmente recebemos uma negativa de todos. Então buscamos nosso público, que respondeu de imediato participando da campanha e até o momento mais de 140 crianças serão beneficiadas”, destaca Henrique Fontes, diretor da Casa da Ribeira. A campanha ainda está aberta no endereço www.abacashi.com/p/domingofeliz. As doações também podem ser feitas pelo whatsapp da Casa.

 

Os projetos beneficiados são: Inarteurbana sob coordenação da artista Sayonara Pinheiro da comunidade do Passo da Pátria em Natal/RN; Escolinha de Futebol “O 10 da Bola é o 10 da Escola” sob a coordenação do Professor Neto Ramos no bairro das Rocas em Natal/RN e a Escola Estadual Padre Monte no bairro das Rocas em Natal/RN.

 

DOMINGO CRIANÇA NA CASA

Casa da Ribeira

Data: Domingo 27/10

Horário: 16h

Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira ou WhatsApp 84 987040265

Link da campanha: www.abacashi.com/p/domingofeliz

 

 
(0) Comentário(s)
 
02 de outubro de 2019, às 15h08min
 
Shaman's Fest, é um festival internacional de dança que está em sua quinta edição e contará com a bailarina norte-americana Mira Betz, uma das mestras do Tribal Fusion no mundo. O evento acontece de forma itinerante entre as cidades sede da companhia Shaman Tribal Co. Em Natal, será no dia 19/10, em duas sessões 18h e 20h.

Shaman Tribal Co. Companhia de Dança brasileira, com núcleos em Natal-RN e Piracicaba-SP, ainda possuem bases de ensino e pesquisa em Tribal Fusion Dance em Cordeirópolis-SP.

Desde 2006 desenvolvem pesquisas, performances e espetáculos, usando a dança Tribal Fusion, também denominada Étnica Contemporânea, como linguagem expressiva. Formam bailarinas para integração do corpo de baile profissional da companhia e ministram aulas regulares e workshops para o público em geral em seus estúdios sedes e parceiros.

O grupo é um dos mais representativos do estilo no Brasil, com apresentações e workshops realizados em quase todos os estados brasileiros, além de Buenos Aires-ARG, Santiago-CHI, Bogotá-COL e São Francisco-USA.

Serviço
Shaman's Fest
Local:Casa da Ribeira
Data:19/10 | Sessão: 18h | Sessão 02: 20h
Vendas:www.sympla.com.br/shamans-fest-show__662882 | Bilheteria da Casa (Seg à Sex das 14h às 17h)
Valor:R$ 40 (Inteira) R$ 20 (Meia/Clube Amigo da Casa/Antecipado)
 
(0) Comentário(s)
 
02 de outubro de 2019, às 14h03min
 
Projeto "Um mais um" leva ao palco dois shows completos e aclamados pela crítica e principalmente pelo público. São 2h30 com o melhor da música brasileira. A noite começa com a apresentação do show-espetáculo “Psicomusical” do cantor e psicólogo Samuca Luna e depois segue com o show da Cantora Roberta Campos.

ROBERTA CAMPOS
Uma das principais compositoras da música brasileira, com 18 canções em trilha sonoras de novelas. Seria praticamente impossível não ter ouvido três ou quatro sucessos delas tocados nas rádios, televisões ou Internet. Dona de uma voz inconfundível e autora de grandes sucessos, como “De janeiro a janeiro”, “Minha Felicidade” e “Abrigo” Foi indicada ao Prêmio de melhor álbum de música brasileira no Grammy Latino.

PISCOMUSICAL
É um show-espetáculo fora do comum criado pelo psicólogo e cantor Samuca Luna, que faz um tributo a três gênios da música brasileira: Cazuza, Raul Seixas e Renato Russo. Samuca venceu o concurso Santander como empreendedor mais criativo do Brasil e é responsável pela maior turnê independente do país. Já se apresentou em 8 países e todos estados brasileiros. Ele é reverenciado pela criatividade em suas apresentações que arrebatam fãs em todo mundo.

SERVIÇO
Projeto 1+1 com Roberta Campos e Psicomusical
Local: Casa da Ribeira
Data: Sexta-feira (18)
Horário: 20h
Ingressos: www.ummaisum.online/ingressos | WhatsApp: 987040265 | Bilheteria da Casa (Seg à Sex das 14h às 19h)
Valor: R$ 60 (Inteira) R$ 30 (Meia/Clube Amigo da Casa)
Informações: 84987040265
 
(0) Comentário(s)
 
Teatro
02 de outubro de 2019, às 13h23min
 
Com texto de Aldri Anunciação, direção de Marcio Meirelles e codireção de Lázaro Ramos, “O Campo de Batalha” já percorreu cinco capitais brasileiras e coleciona mais de 10.000 espectadores além de três Indicações nas principais categorias do Prêmio Braskem (Melhor Texto, Melhor Direção e Melhor Espetáculo).

Aldri também atua no espetáculo – dividindo o palco com o ator baiano Danilo Cairo – que conta ainda com intervenções gravadas da atriz Fernanda Torres, que representa a voz da guerra, em áudio reproduzido por um VJ/DJ, durante as cenas.

O espetáculo será apresentado em Natal, na Casa da Ribeira, nos dias 12 e 13 de outubro, sábado e domingo às 19h e 18 horas, respectivamente, e segue em circulação pelas cidades de Mossoró-RN, Aracaju-SE e Itabaiana-SE sob o patrocínio da BR Distribuidora.

SINOPSE

Em uma suposta Terceira Guerra Mundial causada pela disputa das águas do planeta, dois soldados de corporações inimigas são surpreendidos pelo anúncio da suspensão temporária da guerra. Os soldados inimigos se encontram no front, mas não podem se atacar por causa de uma crise industrial que levou à falta de munição. Durante a pausa bélica, os dois inimigos iniciam uma surreal aproximação que põe em risco a continuidade protocolar dos combates “oficiais”.

Paralelo a isso, uma Voz vinda de um autofalante (Fernanda Torrres) monitora os soldados através de intervenções durante a narrativa para que não se tornem amigos. “A peça se desdobra na inação. É uma brincadeira, uma crítica, uma proposta para a gente se aproximar cada vez mais dos nossos inimigos institucionalizados com o desafio de entender se (eles) são realmente inimigos ou se isso vem de uma manipulação”, explica Aldri.

O texto do espetáculo faz parte de uma pesquisa dramatúrgica intitulada “A Dramaturgia de Espetáculo-Debate”, desenvolvida por Aldri Anunciação, na qual ele propõe aliar entretenimento e reflexão filosófica através de espetáculos teatrais com interações midiáticas.

O Programa BR Distribuidora de Cultura é uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria com o Ministério da Cultura. No último edital foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do País, com apresentações em todos os estados.

SERVIÇO:
"O Campo de Batalha"
Local: Casa da Ribeira
Data: 12 e 13 de outubro
Horário: 19h e 18h respectivamente
Ingressos: www.sympla.com.br/giroplanejamento | WhatsApp 987040265 | Bilheteria da Casa (Seg à Sex das 14h às 17h).
Valor: R$ 15 (Inteira) R$ 7,50 (Meia/Clube Amigo da Casa)
Informações: 3211-7710 (Casa da Ribeira) | 98805-6686 (Ianne Maria)
 
(0) Comentário(s)
 
Dança
17 de setembro de 2019, às 19h38min
 
Vive-se no mundo uma crise migratória de dimensões jamais vistas desde a 2ª Guerra Mundial. Dezenas de milhões de pessoas, a maioria do continente africano, estão partindo de seus lugares de origem em busca de recomeçar a vida, seja em decorrência de catástrofes naturais ou humanas, extrema pobreza, guerras, perseguições religiosas, étnicas ou políticas.

Tema urgente e global, a questão da migração, especialmente a migração forçada, estará em evidência no espetáculo “Inverno dos Cavalos”, montagem da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão (CDTAM), no sábado 05/10, na Casa da Ribeira, às 18h. Pré-venda no site www.sympla.com.br/casadaribeira, no valor promocional de R$ 20.

Com concepção, coreografia e figurino de Clébio Oliveira, bailarino e coreógrafo potiguar radicado na Alemanha, o espetáculo parte de uma profunda investigação para levar ao palco, por meio de movimentos de dança contemporânea, os vários aspectos que envolvem o processo migratório no ser humano.

Serviço
Inverno dos Cavalos | CDTAM
Local: Casa da Ribeira
Data: Sábado, 05 de outubro
Horário: 18h
Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira ou na bilheteria da Casa (Seg à sex das 14h às 17h)
 
(0) Comentário(s)
 
Cultura
17 de setembro de 2019, às 19h02min
 
Na próxima terça-feira (24) a Casa da Ribeira recebe a Caminhada Rumos em Natal [RN], às 18h30, com o lançamento do edital 2019-2020 do programa Rumos Itaú Cultural. A Caminhada Rumos, ação que visa promover o encontro entre representantes do Itaú Cultural e o público para sanar todas as dúvidas possíveis sobre a inscrição, o processo seletivo e o acompanhamento de projetos selecionados, ocorre nas 26 capitais do país e no Distrito Federal.

As inscrições para o Rumos 2019-2020 ficamabertas do dia 3 de setembro até o dia 18 de outubro de 2019 (23h59) – horário de Brasília. Os relatos sobre os encontros, a agenda dos próximos e o histórico de todos os selecionados podem ser acessados no site do Itaú Cultural: https://rumositaucultural.org.br

CAMINHADA RUMOS NATAL – EDITAL 2019-2020 [com interpretação em Libras]

TERÇA 24 DE SETEMBRO DE 2019 às 18h30

CASA DA RIBEIRA164 lugares (sujeito à lotação do espaço)
Informações: 84 3211 7710

Entrada Gratuita e livre para todos os públicos.

 
(0) Comentário(s)
 
Música
04 de setembro de 2019, às 18h58min
 
O que acende nossos sonhos, desejos? Foi pensando na concretização de um deles que surgiu a ideia de “Calor”, novo show de Dani Cruz. A pergunta que segue o título é uma provocação ao ouvinte para acessar as afetações propostas por essa atmosfera quente. Dani se apresenta na Casa da Ribeira no dia 14 às 19h. Ingressos no www.sympla.com.br/casadaribeira.

Fruto de uma pesquisa que se iniciou em 2016, buscando referências para desenvolver seu trabalho autoral, Dani percorre agora a música cubana, cabo verdense, portuguesa, estadunidense e brasileira - buscando resgatar o que as une, a matriz negra particular em cada uma delas. Esse resgate surgiu da necessidade e do desafio de partilhar os sons que sempre estiveram em seus ouvidos, mas que ainda não haviam encontrado sua voz no palco.

O repertório traz releituras de clássicos eternizados por grandes artistas como Cesárea Évora (CV), Elis Regina (BR) e Michael Jackson (USA); além de nomes da cena atual como Mayra Andrade (CV) e Luedji Luna (BR).

A banda também traz novidades na formação, composta por Mônica Michelly (contrabaixo), Silvia Calixto (bateria e efeitos), Bruno Narciso (guitarra e violão) e acompanhando Dani Cruz (voz) pela primeira vez num projeto.

O show de abertura da temporada “Calor” aconteceu no Abayomi Espaços Compartilhados, localizado no Tirol, no dia 24 de agosto; mas sua preparação iniciou ainda em junho com a escolha de repertório e composição dos arranjos, momento vivenciado por todos os integrantes, cujo entrosamento foi comentado por boa parte do público após a estreia.

Dessa vez, o “Calor” chega à Casa da Ribeira, dia 14 de setembro, contando com a participação especial de Sueldo Soaress e Rafaela Brito somando o swing e presença calorosa à noite, que promete ter outras surpresas no repertório e performance.
Forte, vibrante e envolvente. Calor é um convite à experiência do sentir. A música enquanto recurso de encontro, de provocação e resistência. A pergunta deve seguir ao findar o show “que afetos te aquecem?”. A gente se encontra lá!

 

SERVIÇO:
Show “Calor: que afetos te aquecem?”, da cantora Dani Cruz
DATA: Sábado,14 de setembro de 2019, às 19h
LOCAL: Casa da Ribeira (Rua Frei Miguelinho, 52, Ribeira)

 

INGRESSOS ANTECIPADOS:
R$ 20,00* *Meia para todos!
No site: sympla.com/casadaribeira
Pelo WhatsApp da Casa: 987040265
Bilheteria da Casa que funciona de segunda a sexta, das 14h às 17h

 

INGRESSOS NA HORA:
INTEIRA: R$ 40,00
MEIA: R$ 20,00

 

 
(0) Comentário(s)
 
Teatro
02 de setembro de 2019, às 20h50min
 
Vencedora do Prêmio Shell de Melhor Dramaturgia e do Cesgranrio de Melhor Espetáculo, “A Invenção do Nordeste”, do grupo potiguar Carmin, volta à Natal no dia 07 de setembro, com apresentação única na Casa da Ribeira, às 18h. Os ingressos já estão disponíveis no www.sympla.com.br/teatrocarmin, ou na bilheteria da Casa (de segunda à sexta, das 14h Às 17h). Mais informações pelo 84 987040265.

A peça é inspirada no livro “A Invenção do Nordeste e outras Artes”, do historiador Durval Muniz de Albuquerque Jr. Conta a história de um diretor que é contratado por uma grande produtora para realizar a missão de selecionar um ator nordestino que possa interpretar com maestria um personagem nordestino. Depois de vários testes e entrevistas, dois atores vão para a final e o diretor tem sete semanas para deixá-los prontos para o último teste. Durante as 7 semanas de preparação, os atores refletem sobre sua identidade, cultura, história pessoal e descobrem que ser e viver um personagem nordestino não é tarefa simples.

Desde sua estreia, o espetáculo conta com ótima recepção de público e crítica, assim como tem conquistado prêmios inéditos para o RN e para o Nordeste, como os anteriormente citados e ainda o Botequim Cultural de Melhor Autor Drama/Comédia, o Prêmio Humor de Melhor Peça, Melhor Direção e Melhor Texto. Recentemente a peça venceu nas categorias de Dramaturgia e Melhor Ator Coadjuvante do 13º Prêmio APTR – Associação dos Produtores de Teatro.

A peça é dirigida por Quitéria Kelly, que motivada por reações xenófobas durante as eleições presidenciais de 2014, encontrou na obra do Professor Dr. Durval Muniz de Albuquerque Júnior um ponto de partida para refletir as divisões sociais brasileiras. Durval é historiador e autor do livro “A Invenção do Nordeste e Outras Artes”que remonta o surgimento de um recorte espacial para gerar um lugar real tanto quanto imaginário, e assim as motivações políticas para este fim.

A Invenção do Nordeste conta com a dramaturgia de Henrique Fontes e Pablo Capistrano. Elenco: Henrique Fontes, Mateus Cardoso e Robson Medeiros. Cenografia de Mathieu Duvignaud, Dramaturgia audiovisual e iluminação Pedro Fiuza; trilha original: Gabriel Souto e Toni Gregório. Produção: Mariana Hardi e Quitéria Kelly.

A Invenção do Nordeste
Local: Casa da Ribeira
Data: 07 de setembro
Horário: 18h
Ingressos: www.sympla.com.br/teatrocarmin ou na bilheteria da Casa da Ribeira (Seg à Sex das 14h às 17h) Informações: 84 98704 0265
 
(0) Comentário(s)
 
Música
26 de agosto de 2019, às 13h25min
 
O músico Rodrigo Lacaz apresenta seu novo show na Casa da Ribeira no próximo dia 30 de agosto. O show intitulado ‘Transição’ traz um aspecto espiritual e intimista.Ingressos estão sendo vendidos a R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia).

“Esse novo show representa um marco artístico, pessoal e muito crucial da minha vida.O show se chama Transição e surge a partir da necessidade de compartilhar com o público um pouco da sensação de luz e suavidade que tanto precisamos neste momento de caos que estamos vivendo. Ele tem um aspecto espiritual, que em shows anteriores se revelava muito sutilmente, mas agora toma uma proporção maior. O público terá acesso a algo novo no meu show que é a presença das cordas. A estrutura sonora da performance como um todo contará com voz, violão, violino, violoncelo, baixo, tudo isso para sugerir um tom orquestral nos conduzindo assim, a uma experiência estética através de nossa música”, comenta Lacaz.

Rodrigo sobe ao palco acompanhado pelos músicos Higor Monteiro no violino, Davidson Asevedo no violoncelo e Eliezer Neto no baixo. O show conta também com participação especial de Alexandre Américo fazendo uma intervenção de dança contemporânea. Ingressos podem ser adquiridos através da plataforma Sympla pelo link:sympla.com.br/casadaribeira por R$ 40 (inteira) R$ 20 (meia).
 
(0) Comentário(s)
 
Teatro
16 de agosto de 2019, às 00h00min
 
A Casa da Ribeira promove “Corpocena Oficina de Teatro”, com Henrique Fontes e Ana Cláudia Viana. As aulas acontecerão nas quartas-feiras (19h às 22h) e nos sábados (14h às 17h), entre os dias 28 de agosto e 07 de setembro. Somando 12h de aulas práticas. O curso é destinado a atores, bailarinos e pessoas acima de 18 anos dispostas a potencializar sua expressão corporal através da vivência do teatro e da dança, criando cenas através do movimento.

 

 

Confira o conteúdo:

.Aulas de movimentação coreográfica individual e em grupo;

.Construção de um texto cênico em conexão com movimento;

.Criação de dramaturgia e partituras corporais a partir de estímulos de texto, do movimento e da ação cênica;

.Experimentação do estado do corpo em cena unindo voz, expressividade e ação dramática;

.Elaboração de uma cena-célula de até 10 minutos unindo partituras corporais e textos transcriados pelo participante.

 

As matrículas podem ser feitas pelo whatsapp 84 98704 0265 e na bilheteria da Casa da Ribeira (de segunda a sexta, das 14h às 17h). Vagas limitadas.

 

 
(0) Comentário(s)
 
 1  2  3  4  5 ... 6  Próximo »
CATEGORIAS
ACESSE TAMBÉM