Blog da Casa
Teatro
 
26 de janeiro de 2018, às 21h13min
Casa da Ribeira comemora 17 anos de resistência e abre inscrições para Oficinas

 

 

Um dos Espaços Culturais mais resistentes de Natal está aniversariando e a data será comemorada em grande estilo. A Casa da Ribeora, com patrocínio da Caixa, irá promover o Festival Internacional Casa da Ribeira – FICA Natal, entre os dias 20 de fevereiro e 11 de março. O festival irá contar com duas oficinas; performance poética com textos de escritoras potiguares, uma mostra internacional com 13 apresentações e um show musical. O FICA Natal tem como tema “A Feminilização do Mundo”, destacando o protagonismo feminino através de obras defendidas por mulheres e homens que discutem o pensamento-ação “feminilizatório”.


As oficinas, que acontecem na primeira etapa do Festival, fazem parte da programação educativa do FICA Natal e estão divididas em: “Espectadores no palco”, destinada àquelas pessoas que desejam ter sua primeira experiência com o teatro, e “Artistas na Economia”, com foco nos profissionais de artes cênicas que queiram compreender melhor o planejamento de suas carreiras e a inserção no mercado da Economia Criativa.


As inscrições já estão abertas. Podem ser feitas AQUI. Vale salientar, que os interessados deverão preencher o questionário, que passará por uma curadoria e o resultado será divulgado no dia 15 de fevereiro no site da Casa. Os aprovados deverão contribuir com um valor simbólico de R$ 17 reais.


Vejam quem são os oficineiros e o que dizem de suas oficinas:


ESPECTATORES NO PALCO:


“ ´Espectadores no Palco´ não é uma formação de ator/atriz, mas sim um contato com a linguagem teatral de modo autêntico através do jogo teatral, pelo caminho do prazer e da descontração, mas sem esquecer que todo jogo tem sua regra.” LENILTON TEIXEIRA [Ator e diretor, presidente do Grupo Estandarte. Licenciatura em Educação artística – Habilitação em Artes Cênicas, UFRN; Especialização em Ensino de Artes – Teatro, UFRN; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFRN.]


“O componente “voz” da oficina tem o objetivo de oferecer um primeiro contato na conscientização do uso do aparelho fonador a fim de construir o gesto vocal expressivo, explorando o movimento sonoro e experimentando suas aplicações em cena.” GILMAR BEDAQUE [Bacharel em canto pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, atua como professor de música e canto. É membro fundador do grupo de canto renascentista Capella XVI e diretor musical e preparador vocal do Grupo Acorde, grupo vinculado à escola de música da UFRN.]


“E o corpo? Bom... o corpo nesta oficina poderá ser descoberto em suas possibilidades e limites, percebido como carne do mundo, escondido, vivido, vê e ser visto por outros corpos;mas, jamais ausente, desconectado do jogo teatral e de si mesmo.” ANA CLÁUDIA ALBANO VIANA [Dançarina-criadora do Grupo Nammu (Natal-RN) e preparação corporal. Foi dançarina da Gaya Dança Contemporânea, por dezoito anos, atuando em todos os espetáculos da companhia de 1990 a 2008. Graduada em Educação Física - UFRN (1998), mestrado pelo PPGArC - UFRN (2010), e atualmente, é doutoranda do PPGED – UFRN, gestora do Espaço a3, em Natal/RN.]



ARTISTAS NA ECONOMIA:


"Na oficina eu trabalharei ferramentas de planejamento e gestão de carreira para artistas que estejam começando em suas carreiras e/ou querendo organizá-las" HENRIQUE FONTES - Ator, diretor e dramaturgo, Henrique Fontes é sócio-fundador e atual Presidente e diretor artistico do Espaço Cultural Casa da Ribeira. Trabalha com economia da cultura desde 1993. Integra o Grupo Carmin desde sua formaçao em 2007. Como ator esteve em mais de 30 obras, e como dramaturgo tem 12 textos produzidos. Mestre em Ciências Sociais. Henrique vem se dedicando a pesquisar e inserir ferramentas de planejamento e gestão para grupos de teatro e artistas independentes.



O FICA Natal 2018 é uma realização da Casa da Ribeira, patrocinado pela Caixa Econômica Federal e conta também com o apoio do SESC/RN, Método Supera, @Indo.Comer e todos os artistas e produtores envolvidos.

 

 
Envie seu comentário
Seu nome:*
Seu e-mail:
Mensagem:*

Veja
também:
CATEGORIAS
ACESSE TAMBÉM