Blog da Casa
Exposições
 
27 de agosto de 2015, às 06h53min

'CASCUDO NO MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA'

 

Top Chefs do C5 e a marca Café Santa Clara/3 Corações devem integrar ações na mostra "O Tempo e Eu (e VC)"

 

 

Nomes importantes da gastronomia brasileira integram a associação, como os chefs Ana Luiza Trajano, Mara Salles, Roberta Sudbrack, Helena Rizzo, Rodrigo Oliveira, Thomas Troisgros e os estudiosos Wanessa Asfora Nadler (Historiadora) e Carlos Alberto Doria (Sociólogo)

 

 

 

Uma parceria do barulho poderá marcar a mostra inédita Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa, programada para estreia dia 19 de outubro, na Estação da Luz, em São Paulo: Será a participação do grupo C5 - Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo, formado por chefs e pesquisadores renomados, e a marca nacional com DNA potiguar "3Corações/ Café Santa Clara". A dobradinha entre patrocinador e parceiros permitirá ampliar as atividades de um dos módulos mais interessantes da exposição "Todo trabalho do homem é para sua boca", que vai explorar a gastronomia e a alimentação a partir do magistral estudo "História da Alimentação no Brasil", obra de Câmara Cascudo que esmiúça nossas origens alimentares.

O C5 é uma associação sem fins lucrativos que reúne cozinheiros, acadêmicos, jornalistas e estudiosos da culinária brasileira. Ela tem por objetivo congregar esforços para melhor se conhecer e difundir a culinária genuína do nosso país, interessados na sua vitalidade e renovação. Não por acaso ela homenageia o ilustre etnólogo e pesquisador Luís da Câmara Cascudo.

Nomes importantes da gastronomia brasileira integram a associação, como os chefs Ana Luiza Trajano, Mara Salles, Roberta Sudbrack, Helena Rizzo, Rodrigo Oliveira, Thomas Troisgros e os estudiosos Wanessa Asfora Nadler (Historiadora), Carlos Alberto Doria (Sociólogo), Joana Angelica Pellerano (Jornalista e Pesquisadora) e João Luiz Máximo da Silva (Historiador).

"O livro História da Alimentação no Brasil é referência para muitos chefs e pesquisadores que pensam nossa gastronomia como patrimônio cultural brasileiro, então é natural que o tema ganhe as ruas em palestras, seminários, cardápios especiais e até feiras de rua", pontua o diretor da mostra, Gustavo Wanderley, da Casa da Ribeira. "O potencial que há unindo uma marca da terra como o Café Santa Clara/Grupo 3 Corações, a vida e obra de Câmara Cascudo e as ações criadas pelo C5 - Centro de Cultura Culinária Câmara Cascudo nos principais restaurantes de São Paulo é realmente inédito", adianta Wanderley.

A mostra inédita e interativa "Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa - O Tempo e Eu (e VC)" vai percorrer o universo do maior etnógrafo e folclorista brasileiro. Sua temporada acontecerá de 19 de outubro deste ano a 17 de fevereiro de 2016, sendo uma das mais extensas já realizadas no Centro Cultural localizado na Estação da Luz.

A mostra conta com patrocínio também dos grupos O Boticário e Grupo Marquise-CE, via Lei Federal de Incentivo a Cultura - Lei Rouanet, além dos apoios da Secretaria de Cultura de São Paulo, Academia Paulista de Letras, Global Editora - responsável pela publicação dos livros do etnógrafo e escritor potiguar.

O projeto é realizado numa parceria entre o Centro Cultural Casa da Ribeira (RN) e Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo, museu-residência responsável pela guarda do acervo de Luís da Câmara Cascudo em Natal-RN.

O projeto tem coordenação de Gustavo Wanderley, um dos sócios-fundadores da Casa da Ribeira, ocupando atualmente a função de Diretor de planejamento e projetos da Casa. Gustavo é Especialista em Gestão Cultural e Inovação em Serviços, curador e desenvolve projetos sociais e culturais desde 1999.

O arquiteto e produtor cultural Edson Silva também integra a direção do evento. Desenvolve há mais de 15 anos projetos de equipamentos culturais e desenho de exposições. Edson é diretor de relações com investidores da Casa da Ribeira e, no projeto Expo Cascudo ele está responsável pela coordenação expográfica.

A família de Câmara Cascudo, através das netas Daliana e Camilla, assina também a Curadoria do projeto.

 

 

Conheça o projeto de Câmara Cascudo no Museu da Língua Portuguesa

http://issuu.com/camaracascudo

www.casadaribeira.com.br


Contato com a Produção executiva

Camilla Cascudo - 84- 99982-8731

Daliana Cascudo - 84- 99929-1253

Edson Silva zedy@uol.com.br | 11 96615-4498

Gustavo Wanderley - gustavowanderley@uol.com.br | 11 97193 7190


 
Envie seu comentário
Seu nome:*
Seu e-mail:
Mensagem:*

CATEGORIAS
ACESSE TAMBÉM