Blog da Casa
Teatro
 
18 de fevereiro de 2018, às 23h08min
 FICA Natal será lançado nesta terça-feira (20) na Casa da Ribeira

A noite de lançamento é gratuita e contará com performances artísticas de mulheres e também o lançamento do curta "Merda!"

"A Feminilização do Mundo" é o tema levantado pelo Festival Internacional Casa da Ribeira Natal - FICA Natal. O evento em comemoração aos 17 anos da Casa da Ribeira, será lançado nesta terça-feira (20), às 19h30 e segue até o próximo dia 11 de março. O FICA Natal Contará com duas oficinas; performance poética, mostra internacional com 13 apresentações e show musical. A noite de lançamento é gratuita e tem como atração a poesia de escritoras e musicistas potiguares nas vozes de Clotilde Tavares e Múcia Teixeira, acompanhadas pelas musicistas Camila Pedrassoli, Rafaela Brito e Raquel Oliveira. O audiovisual potiguar também estará presente na exibição do curta metragem inédito: "Merda!", do cineasta Paulo Henrique Borges que trata do ofício de ator/atriz de teatro.

 

Para Henrique Fontes, sócio-fundador e diretor artístico da Casa da Ribeira, o evento vem com o objetivo de fortalecer a cadeia produtiva das artes cênicas do RN que tem enfrentado grande desafios. "Viabilizamos o FICA Natal através do edital Caixa Cultural de apoio a Festivais de Teatro. No entanto, a Casa da Ribeira vive em constante ameaça de fechamento. As pessoas que nos prestigiam encontram tudo funcionando, mas não têm ideia da ginástica econômica que fazemos para manutenção e pagamento do número mínimo de funcionários. É um paradoxo. "

 

Além da contradição entre o que oferta e suas dificuldades, o paradoxo a que se refere Fontes também é quanto à marca da Casa da Ribeira, que tem sido reconhecida como um símbolo de qualidade nos projetos até fora do Brasil, mas seus diretores nunca sabem até quando conseguirão manter as portas abertas.

"Além deste edital da Caixa, a Casa tambem ganhou, junto com o DoSol, o edital da OI para realizar o Circuito Cultural Ribeira 2018, no entanto, os editais não são para manutenção do espaço. Não há fundo de reserva para manutenção de um material técnico que precisa de constante atualização." disse Fontes.

Programação

 

O FICA Natal 2018 está dividido em duas etapas. Na primeira, que acontece entre 21/02 e 05/03, serão realizadas duas oficinas:"Espectadores no palco", destinada àquelas pessoas que desejam ter sua primeira experiência com o teatro e "Artistas na Economia" com foco nos profissionais de artes cênicas que queiram compreender melhor o planejamento de suas carreiras e a inserção no mercado da Economia Criativa.

 

A segunda etapa do evento é a Mostra Internacional de Teatro, que será realizada no período de 06 a 11 de março. Os espetáculos serão divididos em 13 apresentações. São elas:"Para não Morrer", onde a atriz Nena Inoue conta histórias reais que abordam temáticas feministas e femininas, atreladas a questões políticas, especialmente da América Latina."Bloom", de Clarissa Rego, uma performance de dança contemporânea que foi concebida na Áustria e desenvolvido no âmbito do PACAP - Edição 1, com curadoria de Patrícia Portela, promovido pelo Forum Dança. Outra peça internacional é a inglesa "Tempo Real Time" do ator e diretor Ed Bailey, uma obra de site specific, adaptada para a ocasião.

Já a atriz Adelvane Néia conta um pouco da sua trajetória de palhaça no espetáculo "Desfazendo A-MA-LA", revelando as alegrias e angústias de 20 anos de uma peça que rodou todo o Brasil. A Cia Pão Doce faz dobradinha no Festival com a estreia nacional "O Torto Andar do Outro", e a aclamada "A Casatória C'a Defunta!". A Casa de Zoé traz o sertão pulsante de "Meu Seridó". Os ingressos para todos os espetáculos já estão à venda pelo www.sympla.com.br/casadaribeira.

 

O FICA Natal é patrocinado pela Caixa e conta também com o apoio do SESC/RN, Método Supera, @Indo.Comer e todos os artistas e produtores envolvidos.

 

 
Envie seu comentário
Seu nome:*
Seu e-mail:
Mensagem:*

Veja
também:
CATEGORIAS
ACESSE TAMBÉM