Blog da Casa
Dança
 
21 de março de 2017, às 17h45min

HISTÓRIA | CONTAINER 
RENÉ LOUI, DIOGO RICARDO E MANOEL CASTÓMO 
CIDA - COLETIVO INDEPENDENTE DEPENDENTE DE ARTISTAS

 

RELEASE


"História/Container", peça coreográfica que trás à tona a complexidade e pluralidade dos encontros (ou mais particularmente, deste encontro). Os interpretes/criadores evidenciam em um processo dramatúrgico criado em tempo real, um corpo contêiner de  histórias distintas. Aqui,  cada um dos artistas, carrega para si, e defende como se fossem suas, as realidades apresentadas pelo outro. Denominam-se como cúmplices uns dos outros, como parte de um todo. Somam-se.

A partir deste encontro, forma-se um coletivo completamente sólido, porém ao mesmo tempo movediço.  Os interpretes se fazem presentes e se deixam ser movidos  para dentro (e fora) de uma história com ''H'' maiúsculo. Alargam-se as percepções e deixam-se entregar enquanto testemunhas  para o outro. Tem-se o vazio enquanto ponto de partida e ao mesmo tempo como ponto de chegada. Início e término, como sendo o mesmo lugar. Como um ciclo sem fim. 

 

SINOPSE

Os corpos presentes lidam com o imediatismo das relações - que não necessariamente - se estabelecem. O íntimo é exibido. Evidencia-se o interior do coletivo: O coração.Os corpos se tornam frágeis, mesmo transparecendo tão fortes e intocáveis. Tornam-se aqui, catalisadores uns dos outros, agindo por ressonância. Todos tornam-se testemunhas e ao mesmo tempo matéria. Tudo constrói-se em tempo real, ainda que inconscientemente. 

APRESENTAÇÃO DO PROCESSO DE CRIAÇÃO E PARCEIROS

Como primeiro produto do Projeto Overseas Culture Interchange Historia | Container  leva ao público a exibição do resultado poético de uma residência artística ministrada por Émilia Giudicelli na cidade de Natal, Rio Grande do Norte. Esta residência, em parceria aos festivais Cena Cumplicidades e Palco Gira Dança, se desenvolve entre sentembro e outubro de 2016 no Espaço Gira Dança, onde recebe cerca de 30 artistas de diversas regiões do brasil, bem como do exterior.  

 

Três artistas de regiões distintas são selecionados para a criação de uma nova peça coreográfica. René Loui, de Minas Gerais, Diogo Ricardo, do Rio de Janeiro e ainda Manuel Castomo, de Moçambique. Todos radicados em terras nordestinas. Natal e Recife tornam-se parte das histórias destes artistas independentes.

 
Sob orientação e provocação de Émilia Giudicelli os criadores René Loui, Manuel Castomo Mussundza e Diogo Ricardo encarnam um trio onde cada bailarino é testemunha do outro, e assim, acompanha qualquer risco que apareça. As reações individuais acontecem em função da multiplicação das urgências. As solidões se encontram em tempo real: as pessoas presentes passam a ser visitantes, e estes, são os que contém a verdadeira História.

 

 

FICHA TÉCNICA

Conceito e Coordenação: Mélanie Fréguin, Arnaldo Siqueira
Coreografia Colaborativa: Emilia Giudicelli, Alexandre Américo, René Loui, Manuel Castomo Mussandza, Diogo Ricardo
Colaboração Artística Ioannis Mandafounis
Interpretes Criadores: René Loui, Manuel Castomo Mussandza, Diogo Ricardo
Iluminação: David Kretonic

Produção: Overseas Culture Interchange, CumpliCidades-Associação de Artistas Integrados
Suporte: Swiss Arts Council Pro Helvetia, State of Geneva, Artlink - cultural cooperation
Parceiros: Festival Cena CumpliCidades (Recife, Br), Flux Laboratory (Geneva, Ch), Universidade Federal do Rio Grande do Norte-DEART-PPGArBr (Natal, Br), Palco Gira Dança (Natal, Br), Teatro de Cultura Popular (Natal, Br), Funarte - Minc
Realização: CIDA - Coletivo Independente Dependente de Artistas

SERVIÇO:

O que: HISTÓRIA | CONTAINER 
RENÉ LOUI, DIOGO RICARDO E MANOEL CASTÓMO 
CIDA - COLETIVO INDEPENDENTE DEPENDENTE DE ARTISTAS

Quando: 25 de março, sábado, 19h

Quanto: R$ 20,00 Inteira e R$ 10,00 Meia

Venda de ingressos: Bilheteria da Casa (3211-7710 à tarde)

 


 
Envie seu comentário
Seu nome:*
Seu e-mail:
Mensagem:*

Veja
também:
CATEGORIAS
ACESSE TAMBÉM