Blog da Casa
Teatro
 
08 de dezembro de 2015, às 14h59min

Por Que Paris? - Política e Ficção

Reflexões sobre Arte, Política e os Atentados em Paris.

Domingo, dia 13/12/15 às 17h na Casa da Ribeira - Entrada Gratuita

 

O filósofo Hegel escreveu que "ninguém pode ir além do seu próprio tempo". E o nosso tempo nos lança, a cada momento, novos desafios. Mudanças climáticas, crise econômica, instabilidade política, terrorismo. A arte não permanece imune a essas questões. Elas muitas vezes interrompem como fenômenos intrusivos o horizonte da prática teatral. Foi nesse contexto que o grupo Carmin, em pleno processo de montagem de sua peça Por Que Paris? Foi tomado de assalto pelos atentados contra a redação do Charlie Hebdo em Janeiro deste ano.

 

Este susto fez emergir questões como: os limites entre tolerância e liberdade artística; as fronteiras envolvendo ficção e realidade; a urgência de tratar de temas do nosso tempo e a "função" do teatro do grupo no meio disso tudo.

 

Essas questões passaram a traçar os roteiros estéticos do grupo. Com os atentados do último dia 13 de Novembro (antecipados esteticamente no âmbito da dramaturgia ficcional do grupo) esses temas voltam à pauta (e ao palco) instigando novas provocações e questionamentos. A pergunta fundamental volta a ordem do dia: Por Que Paris?

 

Assim, movido por essa nova urgência, o Grupo Carmin convida o público, seu principal parceiro, para no dia 13/12 às 17h (exatamente um mês depois dos atentados), participar de um bate-papo no Café da Casa da Ribeira, sobre essas questões.

 

A programação constará de dois momentos:

1 - Fala do filósofo Pablo Capistrano sobre Arte, Política, os Atentados de Paris e suas influências na montagem de "Por Que Paris?" do Grupo Carmin.

 

2 - Fala do Cineasta Pedro Fiuza sobre as escolhas estéticas e conflitos acerca do uso do Cinema no Teatro, baseado na experiência de montagem da Peça "Por Que Paris?"

 

Tudo será conduzido de maneira informal e sempre aberto ao diálogo e intervenção do público presente. A entrada é gratuita limitada a capacidade do local.

 

Informações e Contatos: Henrique Fontes - (84)9 8150-9009. / 84 9 9917-4879

 

 


 
Envie seu comentário
Seu nome:*
Seu e-mail:
Mensagem:*

Veja
também:
CATEGORIAS
ACESSE TAMBÉM