Exposições

2004 | Heterodoxia Natal

Sem uma curadoria específica a exposição coletiva itinerante Heterodoxia é idealizada e conduzida pelos próprios artistas participantes. Uma forma inovadora encontrada para que os artistas possam sem recortes, fios condutores ou temáticas pré-definidas e direcionadas exporem seus trabalhos.

O resultado deu tão certo que a mostra já percorreu espaços nobres de Curitiba, São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, João Pessoa, Recife, Vitória e agora chega a Natal com 20 participantes de 10 estados brasileiros na Sala Petrobras – arte contemporânea da Casa da Ribeira; são telas, fotos e objetos.

Nem todos os artistas participantes da exposição de Natal são os mesmos que integraram a coletiva em outros estados, assim como as obras também vão sendo substituídas a cada destino. No conjunto, a reunião dos trabalhos não oferece um pressuposto temático, mas o espectador tem liberdade para fazer suas inter-relações com as obras.

Os artistas que integram a mostra Heterodoxia Natal são: Caetano Dias (BA), Divino Sobral (GO), Edith Derdik (SP), Eliane Prolik (PR), Fabio Gonper (PB), Flávia Fernandes (SC), Frederico Dalton (RJ), Jorge Emmanuel (RJ), José Guedes (CE), Karina Weidle (PR), Lívia Flores (RJ), Marcelo Solá (GO), Marcone Moreira (PA), Marcos Vinicius (SP), Paulo Pasta (SP), Renata Pedrosa (SP), Sandra Tucci (SP), Sayonara Pinheiro (RN), Vitor Arruda (RJ), Walton Hoffmann (RJ). “Agir ou expor coletivamente, é também uma forma de superar as carências financeiras e de infra-estrutura do artista, dos museus, dos centro culturais e, principalmente, das instâncias governamentais. São os artistas assumindo definitivamente e, desveladamente, o gerenciamento da divulgação de suas criações, se aproximando de forma ainda mais sincera e objetiva do público.”, diz o curador Ricardo Resende, curador em seu texto para a exposição de Natal.


Importante:
Na Exposição Heterodoxia Natal a artista Potiguar Sayonara Pinheiro é absorvida à mostra e integrará as edições de Florianópolis e Fortaleza, um importante espaço para que a arte produzida no nosso Estado seja apreciada pelo Brasil.
Galeria de fotos
 
 
Veja
também:
PRÓXIMAS ATRAÇÕES
SáBADO
19h
 
Peça premiada do Grupo Carmin faz única apresentaç...