Projetos

BrasilConvergências

Por reconhecer a crescente necessidade de estabelecer relações e agir colaborativamente que se formou o Grupo de Trabalho Brasil Convergências, reunindo artistas, gestores, críticos, curadores, educadores, historiadores, produtores etc, de todo o Nordeste. O Grupo tem como intenção inicial pensar ações e propostas que visem por em contato e articular criticamente os esforços do campo da arte que ocorrem nesta região e que, a partir de uma ação coordenada entre seus estados, podem ser fortalecidas e expandidas.

Dentre as diversas preocupações do Brasil Convergências estão a formação artística, a construção de uma história da arte, o fortalecimento institucional, o fomento à crítica de arte, a oxigenação de um mercado de arte, a formação de público, o adensamento de uma rede de comunicação entre a produção artística dos diferentes estados nordestinos e a otimização das políticas públicas para a cultura. O Grupo - cuja composição é totalmente aberta à chegada de novos membros - busca, portanto, refletir criticamente sobre tais questões e propor atividades ou ações conjuntas que, aproveitando as possibilidades individuais ou locais, potencialize-as a partir da troca de experiências e, sobretudo, a partir da articulação de estratégias que visem seu aprofundamento, democratização e ampliação.

Nesse sentido, faz-se essencial o contato entre aqueles que têm realizado atividades no campo da arte de suas localidades (ou para além delas). Este é um convite à conversa entre tais pessoas, ao estabelecimento também de uma rede de confiança e afeto que gere reciprocidade para além das demandas institucionais ou de mercado e que possa, assim, expandir-se também para além do Nordeste, configurando-se como uma força de trabalho que venha a se somar àquelas já existentes no Brasil. É por acreditar na relevância cultural e nas funções sociais da arte que nos agrupamos e nos dispomos a trabalhar em conjunto. Contamos com você.

Acesse BrasilConvergencias


 
Veja
também:
PRÓXIMAS ATRAÇÕES