Projetos

CenAberta

O maior Edital já lançado pela Casa da Ribeira encerra suas inscrições com saldo bastante positivo.

 

O Cena Aberta 2011 é o oitavo e maior Edital Público realizado pela Casa da Ribeira em seus 10 anos de atividades. O projeto é patrocinado pela COSERN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Esta edição disponibiliza 80 ocupações do teatro para os artistas das áreas de música, dança e teatro que queiram utilizar as dependências da Casa da Ribeira. Além dessas áreas, projetos na área de "idéias" como seminários, oficinas, workshops e diálogos puderam se inscrever, inclusive em outras áreas do conhecimento como sociologia, educação, comunicação, arquitetura, psicanálise, filosofia, etc...

 

Os dados das inscrições trouxeram números muito positivos. Já foram recebidos 86 projetos, com 320 solicitações de pautas, e ainda chegarão projetos via correios que serão validados desde que postados com carimbo da data de 22 de agosto.

 

"O número de inscrições superaram nossas expectativas, o que mostra que a produção cultural da cidade aderiu a nossa ideia de democratizar o acesso da programação da Casa da Ribeira aos públicos mais diversos" Comentou.

 

Gustavo Wanderley, Diretor de Planejamento de Projetos da Casa da Ribeira educação & cultura.

 

Os projetos agora serão distribuídos para a comissão de seleção, formada por 03 curadores, e que terão a oportunidade de avaliar as melhores propostas de ocupação da Sala COSERN de Teatro. Ao todo foram, até agora, apresentados para a seleção, 10 projetos para a área de dança, 23 projetos para a área de ideias, 37 de música e 16 projetos de teatro.

 

"Quando somamos todas as solicitações de pautas dos projetos inscritos já temos um total de 320 pautas. Neste Edital temos 80 oportunidades, o que já chega a 04 solicitações de ocupação por vaga". comentou

 

Gustavo Wanderley.

 

A expectativa agora é sobre o resultado dos projetos selecionados e que farão parte da programação da Casa da Ribeira entre os meses de outubro de 2011 e março de 2012.

 

Os selecionados serão comunicados por telefone. O resultado estará disponível no site da Casa no dia 31 de agosto.

 

www.casadaribeira.com.br

 

Contato Imprensa: 84 3211-7710



Selecionados do Cena Aberta se reúnem hoje, 1 de setembro de 2011

 

Hoje, às 20h, representantes da Casa da Ribeira se reunirão com os artistas selecionados do edital Cena Aberta 2011 para a definição de datas das apresentações. O edital, que é patrocinado pela Cosern e contemplado pela Lei Câmara Cascudo, disponibiliza 80 ocupações do espaço para artistas das áreas de música, dança, teatro e "ideias", esta última se refere a seminários, oficinas, workshops e diálogos em diversas linhas do conhecimento.

 

Ao todo, foram inscritos 94 projetos e selecionados 42, dos quais 5 são da área de dança, 12 de ideias, 16 de música e 9 de teatro. Os projetos farão parte da temporada do espaço entre os meses de outubro de 2011 e março de 2012. Para realizar o processo de seleção, a Casa da Ribeira contou com uma curadoria externa, formada por Naira Ciotti, Jaqueline Linhares e Daniel Rezende.

 

O curador e produtor cultural Daniel Rezende afirmou que a primeira fase da escolha foi realizada separadamente. "Eu nem conhecia as outras curadoras. Depois de analisarmos individualmente os projetos, discutimos juntos cerca de quatro horas para concluirmos a seleção. A escolha foi muito harmoniosa, pois somos todos da área, eu tenho formação em música e as outras curadoras são formadas em artes nos setores de teatro e música".


 
Veja
também:
PRÓXIMAS ATRAÇÕES
SáBADO
19h
 
Peça premiada do Grupo Carmin faz única apresentaç...