Projetos
Projeto de educação para o desenvolvimento humano através da arte da Casa da Ribeira, o ArteAção é realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna e a COSERN – grupo Neoenergia.
 
O Cena Aberta 2011 é o oitavo e maior Edital Público realizado pela Casa da Ribeira em seus 10 anos de atividades. O projeto é patrocinado pela COSERN, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
 
Conheça os contemplados no Edital
 
Projeto criado em parceria com o Centro Cultural DoSol acontecerá todo primeiro domingo do mês no bairro da Ribeira, durante o ano de 2011.
 
Confira a Carta dos Integrantes da Rede E.E.I. - Espaços Culturais Independentes brasileiros.
 
O Projeto Cena Contemporânea aconteceu no período de junho a dezembro de 2002, em Natal. Apresentou relevantes grupos para a cena teatral brasileira e proporcionou ao público de Natal uma programação mensal composta por dois espetáculos encenados na Casa, um espetáculo de rua, uma oficina para profissionais locais, uma oficina para iniciantes e um debate sobre o trabalho do grupo convidado. O projeto teve patrocínio da Petrobras.
 
Deadly Fate, Valéria Oliveira, Apollo 11 e Mad Dogs foram os vencedores da primeira edição do projeto. Um grande show dos 4 vitoriosos no Largo da Rua Chile encerrou as temporadas e garantiu os próximos sucessos.
 
O projeto selecionou dois grupos de teatro locais para temporadas de apresentalções na Casa da Ribeira com incentivos financeiros e de assessoria. No ano de 2005, a Cia. dos Pequenos Atos e o grupo Estandarte de Teatro foram os escolhidos. Durante as temporadas foram mais de 3.800 espectadores.
 
Apenas dois ganhadores na edilção 2005. Simona Talma e Edu Gômez foram contemplados com CD e temporadas de shows na Casa da Ribeira.
 
Repetindo o sucesso de 2005 o projeto alcançou grande público com o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare e a Cia. Urbana de Teatro, ambos selecionados pela curadoria do projeto. O Casa da Ribeira em Cena teve patrocínio exclusivo do Banco do Brasil.
 
Modificado o nome e reavaliados os objetivos do projeto, a curadoria do Quarta Musical selecionou apenas um vencedor e aumentou consideravelmente o prémio em dinheiro,além é claro da tradicional temporada de shows na Sala Cosern de Teatro. O músico Antônio de Pádua foi o ganhador da edição 2006 e terá seu espetáculo apresentado na Casa da Ribeira a partir de março de 2007.
 
É por reconhecer a crescente necessidade de estabelecer relações e agir colaborativamente que se formou o Grupo de Trabalho Brasil Convergências. Reunindo artistas, gestores, críticos, curadores, educadores, historiadores, produtores etc de todo o Nordeste, o Grupo tem como intenção inicial pensar ações e propostas que visem pôr em contato e articular criticamente os esforços do campo da arte que ocorrem nesta região e que, a partir de uma ação coordenada entre seus estados, podem ser fortalecidas e expandidas.
 
O projeto “Quando é arte? (Processos Criativos)” é uma iniciativa da Casa da Ribeira com patrocínio da Petrobras, Funarte e Ministério da Cultura através do prêmio Conexões Artes Visuais.
 
Veja
também:
PRÓXIMAS ATRAÇÕES