Projetos

Quando é arte?

O projeto “Quando é arte? (Processos Criativos)” é uma iniciativa da Casa da Ribeira com patrocínio da Petrobras, Funarte e Ministério da Cultura através do prêmio Conexões Artes Visuais. O “Quando é arte?” foi um dos 30 projetos selecionados através de Edital público promovido pela Funarte/MINC e o único do Estado do RN.

Neste projeto a Casa da Ribeira continua apostando no intercâmbio cultural com artistas contemporâneos de artes visuais – o que acontece desde 2001- para a facilitação da formação artística e de um olhar crítico do público.

O “Quando é Arte?” objetiva estimular, a partir da pergunta que dá nome ao projeto, a reflexão sobre o estado da arte na contemporaneidade, afastando de cara o lugar cristalizado e de imobilidade que a pergunta “O que é arte?” provoca.

Assim os desdobramentos possíveis da reflexão sobre a pergunta proposta no projeto “Quando é arte?” sob a forma prática da realização de seminários, mostras e cursos buscam compartilhar os processos criativos e permitem facilitar o entendimento por um lado, que não estamos dispostos a entender que tudo é arte, numa posição apática de ausência de critérios, também não estamos dispostos, por outro, a reduzirmos o nosso posicionamento às teorias que perguntam, sem indagações, “O que é a arte?” e, por conseqüência, buscam enquadramentos de características ou propriedades dadas como absolutas e definitivas, as quais todas as obras têm de possuir para serem designadas como arte.
 
Veja
também:
PRÓXIMAS ATRAÇÕES