A pesquisa entre as duas artes desenvolvida ao longo dos anos nas peças "Jacy" (2013), "Por Que Paris?" (2015) e "A Invenção do Nordeste" (2017) será demonstrada de forma teórica e prática a partir, tanto da conceituação das funções narrativas do audiovisual em cena, quanto das técnicas desenvolvidas nas montagens das obras.
O curso vai abordar situações dramáticas que podem ser potencializadas ou enfraquecidas quando se usa projeção no palco e de como justificá-la na dramaturgia para que o diálogo entre os departamentos criativos e técnicos tenha coerência.
A partir de noções de direção de fotografia, como luz e enquadramento, será abordado como o cinema pode dialogar e contribuir nas artes cênicas. O objetivo é relatar os erros, acertos e reflexões realizadas nos processos do Carmin acerca desse dispositivo, além analisar o resultado final destes e de outros espetáculos que utilizam audiovisual.
Como consequência da atividade, serão realizadas cenas que experimentem com equipamentos de câmera, som e projeção os princípios estudados no curso tendo o gênero de teatro documental como base. Também será possível prestar consultoria para espetáculos em fase de pesquisa ou montagem, de qualquer arte cênica, que desejem conhecer e utilizar dramaturgia audiovisual.
O curso ficará a cargo do cineasta Pedro Fiuza e do roteirista e ator Mateus Cardoso, que integram o Grupo Carmin e participaram da criação dos espetáculos abordados.
SERVIÇO
CURSO: Dramaturgia Audiovisual no Cinema
DIAS: 11, 13 e 15 de junho
LOCAL: Casa da Ribeira [Salão Multiuso]
HORÁRIO: TERÇA E QUINTA: 19:00-22:00 e
SÁBADO: 14:00-18:00
CARGA HORÁRIA: 10h
INVESTIMENTO: R$ 100,00 até 31.MAIO
R$ 120,00 a partir de 01.JUNHO
INSCRIÇÕES: https://www.sympla.com.br/casadaribeira
WHATSAPP: 987040265