Sem patrocínio e apostando no público, a Casa da Ribeira promove entre os dias 26 e 29 de dezembro a segunda edição do Festival de Artes Cênicas da Casa da Ribeira. O tema escolhido, “ano passado morri mas esse ano não morro”, faz referência à perseguição que os artistas têm sofrido, sobretudo os do teatro, em 2019. Peças premiadas e consagradas como “A Invenção do Nordeste”, do Grupo Carmin, “Abrazo” do Clowns de Shakespeare e “Mulher Monstro”, da S.E.M. Cia. de Teatro estão na programação, que ainda contará com bate-papos com grupos que sofreram censura e sobre a resistência de grupos de teatro que estão na ativa há mais de 10 anos.
De acordo com o diretor da Casa da Ribeira, Henrique Fontes, o FICA Natal é um projeto de 2013, porém somente em 2018 conseguiu realizar uma edição com patrocínio. “Desde o fim da edição do ano passado, tentamos captar recursos via leis de incentivo e editais abertos local e nacionalmente. Infelizmente não conseguimos. Íamos passar esse ano de 2019 sem fazer o festival como aconteceu com vários festivais brasileiros”, conta.
Sem romantizar os esforços e resistindo aos ataques contra a arte, a direção da Casa propôs a 6 grupos de Natal e um de Brasília fazer o Festival no risco da bilheteria e todos toparam. “O grande patrocinador do FICA NATAL 2019 é o público”, destaca Henrique. O festival acontece entre as datas do Natal e Ano Novo, período de intenso fluxo turístico em Natal, mas com poucas atrações no âmbito das artes cênicas. “Procuramos a Emprotur RN, na pessoa do seu presidente Bruno Reis e da sub-gerente de Articulação Regional, Bethise Cabral, que prontamente nos atenderam e estão apoiando o Festival com divulgação e mídia para que turistas possam vir até a Ribeira”.
Natal na Ribeira Independente
A articulação para o Festival acabou mobilizado artistas e produtores da Ribeira. O bairro histórico que ficou de fora da programação do Natal em Natal, receberá o “Natal na Ribeira Independente”. De acordo com Henrique Fontes, além da Casa da Ribeira, o espaço A3, Gira Dança, Ateliê e IFRN Rocas estão no projeto. “Quem gosta de teatro e arte vem pra Ribeira nesse mês de dezembro. No dia 01 já tem o espetáculo “Canudo se Apaixona” na Casa, iniciando o que chamamos de Pré-FICA, uma espécie de aquecimento do FICA e vai até dia 20.12 quando realizaremos o Festival de Cenas Curtas”. Este ainda com inscrições abertas até 30.11 para cenas com até 20 minutos.
Dentro do Natal na Ribeira Independente, os alunos do curso de Gestão Desportiva e do Lazer do IFRN promovem o “Passa na Praça”, na tarde do dia 06/12, na Praça Irmã Vitória. A programação conta com atrações musicais e de dança, recital de poesia, exposição fotográfica e espaço para crianças com jogos e brincadeiras.
Nos dias 06 e 07/12 às 18h no Espaço Gira Dança (rua Frei Miguelinho, 100) acontece o monólogo “Quando eu não mais existir” de Hyago Pinheiro.
Dias 08 e 09/12 às 17h e 16h, respectivamente, no Espaço A3 (rua Frei Miguelinho, 99) acontece a peça de dança contemporânea “Pelo Pescoço” com Ana Claudia Viana e direção de Daniel Torres. O espetáculo foi contemplado na Seleção Pública nº 029/2019 da Prefeitura do Natal, através da Secult/Funcarte.
Dias 13 e 14/12 às 20h, dentro da programação do Pré-FICA, na Casa da Ribeira, acontece a peça: “A Tragédia Mais Insignificante do Mundo” do Coletivo Teatro das Cabras.
E dia 20/12 às 20h o Pré-FICA tem seu último evento de aquecimento. Trata-se da 5a Edição do Festival de Cenas Curtas quando 4 cenas curtas de até 20 minutos serão apresentadas num clima descontraído onde bebida e comida são vendidos e consumidos dentro da sala de teatro da Casa.
E, finalmente, entre os dias 26 e 29/12 acontece a programação do FICA Natal. Confira as atrações:
PROGRAMAÇÃO FICA NATAL 2019
“Ano passado morri mas esse ano não morro”.
26/12 - QUINTA-FEIRA
A Invenção do Nordeste – Grupo Carmin
Sinopse: Um diretor é encarregado de durante 7 semanas preparar dois atores nordestinos para o teste final de um personagem nordestino. Peça mais premiada do Brasil em 2019. Venceu, entre outros, prêmio Shell de dramaturgia e Cesgranrio de melhor espetáculo.
Local: Casa da Ribeira
Horário: 19h
Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira
27/12 - SEXTA-FEIRA
Papo-Fica: "Censura Nunca"
Bate-papo com grupos que sofreram perseguição e censura no Brasil de 2019
Local: Casa da Ribeira
Horário: 15h às 17h
Entrada Gratuita
*A ida ao Teatro* – Grupo Facetas, Mutretas e Outras Histórias
Sinopse: Uma divertida e ácida comédia de Karl Valentim sobre a ida de um casal ao teatro, antes mesmo de saírem de casa. Peça marca a trajetória de 20 anos do Grupo Facetas.
Local: Casa da Ribeira
Horário: 19h
Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira
Mulheres Invisíveis – Grupo Estandarte de Teatro
Sinopse: Baseada no fato real de Feminicídio ocorrido na cidade de Itajá, RN, onde 5 mulheres foram mortas dentro de casa e pouco se falou sobre isso pelo fato de alegarem que eram prostitutas. Texto de César Ferrário e direção de Lenilton Teixeira.
Local: Casa da Ribeira
Horário: 20h30
Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira
28/12 - SÁBADO
Papo-Fica: Grupos que continuam
Bate-papo com grupos que continuam atuando há mais de 10 anos.
Local: Casa da Ribeira
Horário: 15h às 17h
Entrada Gratuita
Provisório – Grupo Interferências de Teatro
Sinopse:
Local: Casa da Ribeira
Horário: 19h
Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira
A Mulher Monstro – S.E.M. Companhia de Teatro
Sinopse: Com críticas ao bolsonarismo, a peça aborda uma burguesa, falsa evangélica, que, enjaulada na própria visão intolerante da sociedade, expõe falas reais da internet e de figuras públicas.
Local: Casa da Ribeira
Horário: 20h30
Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira
Festa: Ano Passado morri, mas esse ano não morro
Atrações: Yayá (discotecagem com Pedro Fiuza e Victor Bezerra); Dudu Galvão e banda e Grupo Samba Vai.
Local: Casa da Ribeira
Horário: 21h30 até ...
29/12 – DOMINGO
Abrazo – Clowns de Shakespeare
Sinopse: Abrazo conta a história de um menino que vive em um país onde não é permitido às pessoas se abraçarem ou demonstrarem qualquer afeto. Nesse contexto, personagens atravessam um quadrado contando histórias de encontros, despedidas, opressão, exílio e também afeto e liberdade.
Local: Casa da Ribeira
Horário: 16h
Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira
A Terra é plana! E agora? - Observatório CIA Teatral
Sinopse: O rabugento palhaço Doutor Terremoto dá um seminário sobre terraplanismo a mando do governo.
Local: Casa da Ribeira
Horário: 19h
Ingressos: www.sympla.com.br/casadaribeira