Por Que Paris? - Política e Ficção
Reflexões sobre Arte, Política e os Atentados em Paris.
Domingo, dia 13/12/15 às 17h na Casa da Ribeira - Entrada Gratuita
O filósofo Hegel escreveu que "ninguém pode ir além do seu próprio tempo". E o nosso tempo nos lança, a cada momento, novos desafios. Mudanças climáticas, crise econômica, instabilidade política, terrorismo. A arte não permanece imune a essas questões. Elas muitas vezes interrompem como fenômenos intrusivos o horizonte da prática teatral. Foi nesse contexto que o grupo Carmin, em pleno processo de montagem de sua peça Por Que Paris? Foi tomado de assalto pelos atentados contra a redação do Charlie Hebdo em Janeiro deste ano.
Este susto fez emergir questões como: os limites entre tolerância e liberdade artística; as fronteiras envolvendo ficção e realidade; a urgência de tratar de temas do nosso tempo e a "função" do teatro do grupo no meio disso tudo.
Essas questões passaram a traçar os roteiros estéticos do grupo. Com os atentados do último dia 13 de Novembro (antecipados esteticamente no âmbito da dramaturgia ficcional do grupo) esses temas voltam à pauta (e ao palco) instigando novas provocações e questionamentos. A pergunta fundamental volta a ordem do dia: Por Que Paris?
Assim, movido por essa nova urgência, o Grupo Carmin convida o público, seu principal parceiro, para no dia 13/12 às 17h (exatamente um mês depois dos atentados), participar de um bate-papo no Café da Casa da Ribeira, sobre essas questões.
A programação constará de dois momentos:
1 - Fala do filósofo Pablo Capistrano sobre Arte, Política, os Atentados de Paris e suas influências na montagem de "Por Que Paris?" do Grupo Carmin.
2 - Fala do Cineasta Pedro Fiuza sobre as escolhas estéticas e conflitos acerca do uso do Cinema no Teatro, baseado na experiência de montagem da Peça "Por Que Paris?"
Tudo será conduzido de maneira informal e sempre aberto ao diálogo e intervenção do público presente. A entrada é gratuita limitada a capacidade do local.
Informações e Contatos: Henrique Fontes - (84)9 8150-9009. / 84 9 9917-4879