Virada Cultural de Natal (2012, 2013, 2014 e 2016)

Atualização da Memória, Democratização de Acesso aos Públicos, Diversidade da Programação, Economia da Cultura, Memórias de projetos

Como uma continuação natural do Circuito, e espelhando eventos do tipo que aconteciam em várias partes do país, pela primeira vez Natal recebeu uma virada cultural com mais de 24h de programação diversificada e totalmente gratuita, nos dias 15 e 16 de dezembro de 2012. Das 18h do sábado até às 22h do domingo, a Virada Cultural Natal ocupou a Ribeira, trazendo vida e arte para o bairro histórico. Foram muitos shows, espetáculos teatrais, exibições de vídeos, intervenções e performances acontecendo simultaneamente em 10 polos temáticos, dois grandes palcos – Palco Paulo Ubarana, em homenagem a um dos grandes incentivadores da revitalização da Ribeira, e o Palco Diversidade, no Armazém Hall – e muitas atividades de rua. Mais de 120 atrações passaram pela virada, isso sem contar as ações espontâneas que sempre acontecem em eventos do tipo.

 

Retomando a boa experiência da primeira edição, a Virada Cultural volta a acontecer em dezembro, com o Circuito Cultural Ribeira se desdobrando em dois dias, 14 e 15 de dezembro de 2013. Teatro, cinema, performances, música e algumas baladas aconteceram pelo bairro histórico. Destaque para a programação musical que contou com as bandas Pedubreu, Arquivo Vivo, MC Priguissa, Sangueblues, e Orquestra Boca Seca.

 

Em 2014, a única edição ocorrida do Circuito foi, justamente, a 3ª Virada Cultural de Natal, nos dias 20 e 21 de dezembro de 2014, com uma programação com nomes importantes da música potiguar e nacional. Entre os que se apresentaram estavam Khrystal, Mundo Livre S/A, Móveis Coloniais de Acaju e Talma & Gadelha. As atrações musicais se revezaram entre o palco TIM, localizado dentro do Armazém Hall (Rua Chile), o palco Caixa, montado na Avenida Tavares de Lira, além do Polo Rock, que funcionou no DoSol, e do Polo Samba e Convivência, no Ateliê Bar & Petiscaria. A Casa da Ribeira foi sede do polo Teatro, servindo de palco para os espetáculos teatrais da Virada, e ainda recebeu o já tradicional Festival de Cenas Curtas.

 

A quarta edição da Virada aconteceu entre os dias 03 e 04 de setembro de 2016, e ofereceu uma programação diversa a partir das 14h do sábado, 03, com música, dança, teatro, poesia, performance, artes visuais, circo, oficinas e, ainda, uma programação especial para crianças na Viradinha Cultural. A programação desta edição foi expandida até o Centro da Cidade, graças ao SESC RN que entrou como parceiro e realizou o encerramento da Mostra Sesc de Arte e Cultura 2016. Entre os destaques da programação estavam os shows na rua Chile que reuniu 18 atrações musicais tocando do rock ao forró, passando pelo reggae e eletrônico até às 3h da manhã. No sábado, na rua Frei Miguelinho, o já tradicional “Festival de Cenas Curtas da Casa da Ribeira” realizou sua 4ª edição garantindo o clima irreverente, seguido da festa “Movimento na Boca” que aconteceu no “A Boca Espaço de Teatros” até o dia amanhecer.

Veja nossas outras memórias dos projetos

Veja como alugar nosso espaço

Download do edital Formulário de Inscrição