Heterodoxia Natal - 2004

Exposição Coletiva Itinerante

2004

 

Sem uma curadoria específica, a exposição coletiva itinerante Heterodoxia foi idealizada e conduzida pelos próprios artistas participantes que integraram a mostra Heterodoxia Natal, que foram: Caetano Dias (BA), Divino Sobral (GO), Edith Derdik (SP), Eliane Prolik (PR), Fabio Gonper (PB), Flávia Fernandes (SC), Frederico Dalton (RJ), Jorge Emmanuel (RJ), José Guedes (CE), Karina Weidle (PR), Lívia Flores (RJ), Marcelo Solá (GO), Marcone Moreira (PA), Marcos Vinicius (SP), Paulo Pasta (SP), Renata Pedrosa (SP), Sandra Tucci (SP), Sayonara Pinheiro (RN), Vitor Arruda (RJ), Walton Hoffmann (RJ).

 

Foi uma forma inovadora encontrada para que os artistas pudessem sem recortes, fios condutores ou temáticas pré-definidas e direcionadas exporem seus trabalhos. Essa mescla de artistas expôs seus trabalhos de 11 de maio a 4 de julho de 2004, na Sala de Arte Contemporânea da Casa da Ribeira.

 

O resultado deu tão certo que a mostra já percorreu espaços nobres de Curitiba, São Paulo, Goiânia, Rio de Janeiro, João Pessoa, Recife, Vitória e agora chega à Natal com 20 participantes de 10 estados brasileiros na Sala Petrobras – arte contemporânea da Casa da Ribeira; são telas, fotos e objetos.

 

Nem todos os artistas participantes da exposição de Natal são os mesmos que integraram a coletiva em outros estados, assim como as obras também vão sendo substituídas a cada destino. No conjunto, a reunião dos trabalhos não oferece um pressuposto temático, mas o espectador tem liberdade para fazer suas inter-relações com as obras.

 

“Agir ou expor coletivamente, é também uma forma de superar as carências financeiras e de infraestrutura do artista, dos museus, dos centros culturais e, principalmente, das instâncias governamentais. São os artistas assumindo definitivamente e, desveladamente, o gerenciamento da divulgação de suas criações, se aproximando de forma ainda mais sincera e objetiva do público”, disse o curador Ricardo Resende, em seu texto para a exposição de Natal.

 

Na Exposição Heterodoxia em Natal a artista potiguar Sayonara Pinheiro é absorvida à mostra e integrará as edições de Florianópolis e Fortaleza, um importante espaço para que a arte produzida no nosso Estado seja apreciada pelo Brasil.

VEJA OUTRAS EXPOSIÇÕES

Veja como alugar nosso espaço

Download do edital Formulário de Inscrição