A Casa da Ribeira

Inaugurada dia 06 de Março de 2001, a Casa da Ribeira é um espaço  independente, de Educação e Cultura, criado no casarão centenário, n º 52, da Rua Frei Miguelinho, tombado pelo IPHAN e localizado no bairro da Ribeira em Natal/RN, Brasil.

A Casa hoje é formada por uma sala de teatro e cinema com 164 lugares, uma sala de arte contemporânea e multiuso e um café com acervo literário de mais de 1500 títulos.

Construída graças ao apoio da iniciativa privada, com investimentos diretos e através das leis de incentivo à cultura Câmara Cascudo e Rouanet, a Casa da Ribeira é uma Organização Privada sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e Estadual e como Ponto de Cultura Brasileiro.

Em 24 anos de existência a Casa da Ribeira abrigou mais de 2.810 espetáculos diferentes, atingindo mais de 542.981 mil espectadores. O Espaço Cultural se mantém funcionando graças à criação e desenvolvimento de projetos (80% dos recursos) e às locações de pautas (20% dos recursos). Não há, atualmente, investimentos privados ou públicos visando a manutenção direta do espaço e suas atividades. A Casa da Ribeira utiliza todas as leis de incentivo à cultura disponíveis e inscreve projetos em vários editais anualmente.

Equipe 2024 - 2028:

Alessandra Augusta

Atriz, gestora cultural, Especialista em Ensino do Teatro, Mestranda em Artes Cênicas e pesquisadora do Teatro Negro. Na Casa é Diretora Presidenta.

Ana Cláudia Viana

Doutora em Educação, Bailarina há 30 anos. Na Casa é Diretora Financeira.

Henrique Fontes

Mestre em Ciências Sociais, é dramaturgo, diretor e gestor cultural há 35 anos. Na Casa é Diretor Social.

Jeane Ataide

Graduada em Gestão Comercial  e  MBA em Administração, com mais de 26 anos atuando na área administrativa e financeira. Na Casa é Gerente Institucional.

Casa da Ribeira 24 anos de experiência

O Espaço Cultural se mantém graças à criação e desenvolvimento de projetos (80% dos recursos)
e às locações de pautas (20% dos recursos).

54

Projetos

2.810

Espetáculos Diferentes

29

Editais lançados

542.981

Público Atingido

Sobre o casarão

Testemunha de muitos fatos, o casarão de número 52 da Rua Frei Miguelinho nasceu como uma modesta hospedaria em 1911. Os moradores mais antigos da Ribeira contam que, no primeiro andar, marinheiros, vendedores e boêmios dormiam após fecharem bares pela rua Chile e travessas. Tempos depois, o casarão foi transformado em oficina de navios, sendo posteriormente, por muito tempo, a Padaria Palmeiras, uma das principais panificadoras dos bairros da Ribeira e das Rocas. O prédio também foi uma das primeiras sedes do Armazém Pará, loja especializada no comércio de materiais de construção, tendo sido fechado e desocupado em 1988, quando permaneceu “esquecido” até ser descoberto pelos jovens do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, em 1998. 

Linha do tempo

1998

No ano de 1998, o Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare buscava um espaço para realizar suas apresentações artísticas e ensaios, na época os teatros existentes na cidade de Natal/RN não tinham disponibilidade de pauta. A Casa da Ribeira é resultado da insistência de jovens artistas, que desde o final dos anos 90 tiveram o sonho de criar um espaço para ensaios e realização de seus espetáculos teatrais. Dessa forma, o grupo elaborou o projeto de restauro do casarão de 1911, localizado na Rua Frei Miguelinho, 52 – Ribeira, e saíram em busca das leis de incentivo à cultura para viabilização do projeto.

1999

O projeto de restauro do casarão foi inscrito e aprovado nas leis de incentivo estadual e federal, Lei Câmara Cascudo e Lei Rouanet, tendo patrocínio de empresas como a Cosern, Petrobrás, Telemar e apoio do Armazém Pará. O grupo Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare convidou o arquiteto Haroldo Maranhão para realizar o projeto arquitetônico do prédio e dessa maneira em 1999 iniciaram a primeira etapa do projeto com levantamento arquitetônico do prédio, pesquisas arqueológicas e também as necessidades técnicas que o restauro pedia, para em seguida iniciar as obras no casarão. Uma iniciativa que encheu a rua Frei Miguelinho com diferentes apresentações artísticas e ações de empreendedorismo cultural e ao mesmo tempo que chamava atenção da cidade para o projeto de revitalização e futura instalação da Casa da Ribeira, foi o Festival Rua da Casa, que teve sua primeira edição em 1999 e seguiu com as atividades no ano seguinte. 

2000

Em 2000, o processo de obras continuou com todo vapor, os/as integrantes do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, foram em busca de adquirir os equipamentos de rider técnico de som e luz do teatro, assim como todos os equipamentos que compunham as salas do espaço, mesas, cadeiras, material de escritório e etc. Mais edições do Na Rua da Casa foram viabilizadas e a idéia do projeto da Casa da Ribeira foi ficando conhecido na cidade.  

2001

Inaugurada dia 06 de Março de 2001, a Casa da Ribeira é um espaço independente, de Educação e Cultura, criado no centenário casarão n° 52 da Rua Frei Miguelinho, Ribeira, Natal, RN, Brasil. Na ocasião foi ofertada para a população uma programação artística diversa e também a última edição do Festival Na Rua da Casa, finalizando com um total de 19 edições realizadas. A Casa da Ribeira é composta de um teatro/sala de projeção de 164 lugares, uma sala de exposições e também multiuso com 90m², um café com acervo literário de mais de 1500 títulos e um laboratório de comunicação que constituem a Casa da Ribeira. Construída graças ao apoio da iniciativa privada, com investimentos diretos e através das leis de incentivo à cultura Câmara Cascudo e Rouanet, a Casa da Ribeira é uma Organização Privada sem fins lucrativos, com reconhecimento de Utilidade Pública Municipal e Estadual e como Ponto de Cultura Brasileiro.

Apoio

Este projeto foi aprovado na Seleção Pública, Nº 012/2024 de Fomento à Cultura do Município através da Política Nacional Aldir Blanc – PNAB 2024.

NOSSAS ATUAÇÕES

EXPOSIÇÕES CASA DA RIBEIRA

Fotografias Still

Mostra “Florescer nas Telas: Mulheres em Ação"

Saiba mais →

Cidade Corpo Processo

Manifesta LAB e Berro Galeria de Arte

Saiba mais →

A Jurema Sagrada e o Povo da Rua

A Encruzilhada que abre Caminhos

Saiba mais →