A Escola de Criação é a consolidação do programa educativo da Casa da Ribeira que, desde 2006, oferece um espaço para artistas e não-artistas criadores que desejam aprofundar-se em suas áreas de criação, bem como um espaço para a iniciação de novos artistas. Ao assumirmos nosso papel de Escola objetivamos: oferecer um espaço-tempo para o desenvolvimento técnico e artístico, com foco na criação, destinado a um público diverso e sem hierarquias. Almejamos o compartilhamento de processos criativos de artistas consagrados com o público em geral. Apontamos uma perspectiva de futuro para as criações dos educandos, focando no processo criativo e não no resultado. Apostamos nas subjetividades como potência de criação, criando um fluxo de ensino-aprendizagem entre educador e educando. A Escola de Criação é um lugar que estimula a empolgação, a ética e o senso de coletividade. É garantido o acesso de 50% das vagas para a população negra/parda, pessoas LGBTQIAPN+ e estudantes da rede pública de ensino e egressos.
Nos anos de 2023 e 2024, a Escola de Criação ofertou 6 cursos gratuitos, a saber: Um lugar de partida - Dança Contemporânea e Processos Criativos (20h) com Ana Cláudia Viana; Você ainda lembra? Oficina de Escrita Poética (20h) com Thiago Medeiros; Iniciação à percussão e sonorização (20h) com Alessandro Saraiva e Anderson Rodrigo; Narrativas Afirmativas no Audiovisual (20h) com Di Gatti; O Moinho de Ideias (12h) com Clotilde Tavares e o Laboratório Dramatúrgico: Dramaturgia Clássica e Documental e Ancestralidade como Potência com Henrique Fontes e Alessandra Augusta (70h).
Ao final, foram 162 horas de carga horária ministradas, 150 vagas ofertadas nos 6 cursos direcionados para as linguagens artísticas, montamos 1 livro chamado Escola de Criação - primeiras dramaturgias, composto de 7 dramaturgias autorais, escritas pelos educandos(as/es) e imprimimos uma tiragem de 300 exemplares, distribuídos para professores do curso de Licenciatura em teatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, escolas da rede pública municipal e estadual de ensino, secretarias de educação municipal e estadual, gestores de bibliotecas públicas, pontos de cultura da cidade de Natal e profissionais envolvidos no projeto.
Em breve, contamos novidades sobre a Escola de Criação ano 2, enquanto isso, vocês podem ver registros de fotos da edição anterior, clique aqui.