2012
1 edição do Arte Praia e Resíduos na Sala de Arte Contemporânea
O ArtePraia é uma atividade cultural da Casa da Ribeira, espaço independente com sedes em Natal/RN e São Paulo/SP. O campo de contribuição do ArtePraia foi e é até os dias atuais o de adotar estratégias inesperadas para a produção de arte contemporânea, quando faz uso de lugares não legitimados do Fazer Arte e Apreciar Arte. O projeto foi pensado para acontecer nas cidades litorâneas brasileiras, nas praias, com a finalidade de gerar dispositivos que ampliassem o diálogo entre arte e sociedade e com o objetivo de facilitar a relação de cada ser com a paisagem. A ideia de realizar a mostra de obras, instalações e performances nas praias foi de provocar nas pessoas situações mais reflexivas do que as que tinham experienciado em um museu ou uma sala de exposições. Na praia, as pessoas estavam livres para se comportar, e se aproximar das obras sem impedimentos preconcebidos.
Na primeira edição do ArtePraia em 2012, o projeto selecionou através de edital artistas do RN que apresentaram propostas de intervenções para as praias urbanas de Natal, RN, Praia do Meio, Redinha, Praia do Forte e Ponta Negra. Houve 40 inscrições de trabalhos e sete deles foram escolhidos. As intervenções foram realizadas nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2012.
Os artistas envolvidos nessa edição foram: Chrystine Silva/RN, Coletivo Lamparina/RN, Coletivo Potiguart/RN, Jean Sartief/RN, Sofia Bauchwitz/RN, Álvaro Paraguai/RN e Lúcia Koch/SP, como artistas convidados. Ao final das intervenções nas praias urbanas, os artistas levavam os materiais das obras (resíduos ArtePraia) para a intervir na Sala de Arte Contemporânea da Casa da Ribeira. Os resíduos ocupavam os diversos espaços da sala, piso, paredes, teto, com a finalidade de dialogar com outras obras expostas no espaço. A vivacidade da obra perdurou até o último minuto, somada com areia e sal das praias e as impressões de outros artistas que também ocupavam o lugar.
Os idealizadores do ArtePraia pensam em outras edições para ocupação das praias da cidade de Natal-RN e também de outras cidades litorâneas do país. Mais informações sobre o projeto e artistas podem ser encontradas nas páginas.