“Para enfrentar o fascismo e a homofobia, a Arte.” Esta frase ecoou forte no final de 2018, quando os ventos da repressão voltaram a soprar com força pelo Brasil. A primeira atitude da Casa da Ribeira, já em 2019, foi criar o CineQueer, nossa mostra de cinema LGBTQIAPN+ que, além de exibir filmes, realizou intensa programação educativa (workshops, palestras e minicursos ministrados por produtores/as e artistas LGBTQIAPN+).
“O CineQueer nasceu para celebrar os 50 anos da Revolta de StoneWall (considerado o marco zero nas lutas pelos direitos civis LGBTQ+) e também como ato político.” Disse Di Gatti – Produtor e Curador da Mostra.
Com sete edições já realizadas, (2 incentivadas e 5 independentes), o público do CineQueer cresce a cada ano e a mostra se consolida na comunidade LGBTQIAPN+ em Natal e pelo Brasil.
CineQueer em números:
7 Edições; 878 participantes nas atividades presenciais – exibição de filmes, workshop e bate-papos; 6.032 participantes nas atividades online – exibição de filmes, workshops e bate-papos; 110.376 pessoas acessaram o conteúdo remotamente.
“Realizar uma Mostra de Filmes com temática LGBTQQICAAPF2K+ é cuidar do tecido social a qual estamos todos inseridos. O CineQueer celebra a inclusão das diferenças e a potencialidade de novas narrativas no cinema.” Enfatiza Di Gatti,